O presidente Lula vai embarcar para Xangai, na China, na tarde da segunda-feira 10. O petista, contudo, deve desembarcar apenas na quarta-feira 12. Desse modo, a visita oficial começará na quinta-feira 13, com a cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento, mais conhecido como banco dos Brics. Na sexta-feira 14, o petista tem um encontro marcado com o presidente da China, Xi Jinping.
Lula estará acompanhado de uma comitiva composta por quase 40 pessoas, entre parlamentares e ministros, como: Fernando Haddad (Fazenda); os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Vanderlan Cardoso (PSD-GO), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal; os deputados Fausto Pinato (PP-SP), Zeca Dirceu (PT-PR), Heitor Schuch (PSB-RS) e José Guimarães (PT-CE).
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também foi convidado para a viagem, mas não deve ir devido à análise das novas regras fiscais. Na saída da capital, o petista vai fazer uma conexão nos Emirados Árabes e deve dormir uma noite no país. Depois, voltará para o Brasil no domingo 16.
Inicialmente, Lula iria à China entre 26 a 31 de março. Contudo, Lula foi diagnosticado com pneumonia, o que adiou o compromisso.