domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Dependentes Químicos passam a ser acolhidos na sede da Unidade Nova Vida

Oferecer orientações, dar oportunidade de dialogar sobre as angústias e anseios de um usuário ou dependente de álcool e drogas; e sempre recebê-lo de forma acolhedora é a proposta da…

Oferecer orientações, dar oportunidade de dialogar sobre as angústias e anseios de um usuário ou dependente de álcool e drogas; e sempre recebê-lo de forma acolhedora é a proposta da nova sede da Unidade de Acolhimento Nova Vida, inaugurada na manhã desta sexta-feira, 29.

O espaço é amplo e acessível, com mais de 300m2 para atender os pacientes e familiares que juntos poderão buscar ajuda para iniciar algum tipo tratamento. “A Unidade é belíssima e aconchegante; todos os detalhes foram pensados minuciosamente para receber cada atendido da melhor maneira possível; aqui se sentirá bem acolhido e encorajado para seguir adiante nessa difícil batalha contra o vício” – diz a secretária municipal de saúde, Fabiana Arenas Stringari de Parma.

O serviço é gratuito e realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde com a parceria da entidade Nova Vida, reconhecida no município e em todo país como órgão de utilidade pública que a mais de 20 anos, exerce trabalhos nesse setor. Profissionais altamente capacitados, como: psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, psiquiatras, além de recepcionistas e gerente administrativo; encaminharão para tratamento, acompanharão e tirarão dúvidas de usuários e familiares.

O vice-presidente da Unidade – Alexandre Giora afirma que a idealização desse projeto foi possível devido aos muitos esforços somados, tanto da Prefeitura de Votuporanga, como de entidades filantrópicas, de empresários e industriais; “foram essenciais para a reformulação da estrutura, da acomodação e decoração dos ambientes”.

As principais metas da instituição propostas aos usuários são:

– realização de atendimentos humanizados por meio do acolhimento;

– identificação das necessidades do indivíduo por meio da avaliação técnica dos profissionais envolvidos;

– viabilização do procedimento e/ou encaminhamento necessários, em momento oportuno, orientação do usuário e familiares da importância da mudança de comportamento, entre outros.

Inauguração

Além de dezenas de convidados, autoridades políticas, civis e religiosas participaram do ato de inauguração, destaque para o prefeito votuporanguense – Júnior Marão, a secretária de saúde – Fabiana Arenas Stringari de Parma, o presidente da Comunidade Nova Vida – Ademilson Fernandes, vice-presidente da entidade – Alexandre Giora, o idealizador da Comunidade Nova Vida e padre da Paróquia Santa Luzia – Silvio Roberto, o vereador – Eliézer Casali, e dos deputados estadual – Carlos Pignatari e do federal – João Dado.

Acompanhamento

O cadastro de cada usuário que será feito já num primeiro momento, seguirá para o banco de dados, para que depois, enfim, a entidade volte a entrar em contato periodicamente para acompanhar o tratamento.

Diariamente, aproximadamente de 30 a 50 pessoas procuram a Unidade para obter orientações sobre os serviços prestados.

A Unidade de Acolhimento funciona na Rua Javari nº 3587 – Jardim Marim (antigo prédio do Caps). O telefone para mais informações é o (17) 3421-9499 ou (17) 3421-3034.

Notícias relacionadas