segunda, 28 de abril de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Departamento Hidroviário de SP reduz tempo de espera em travessias do estado no Carnaval 2025

Departamento Hidroviário de SP reduz tempo de espera em travessias do estado no Carnaval 2025 O Departamento Hidroviário (DH) divulgou o balanço da Operação Carnaval 2025, realizada entre os dias 28 de…

Departamento Hidroviário de SP reduz tempo de espera em travessias do estado no Carnaval 2025

Departamento Hidroviário (DH) divulgou o balanço da Operação Carnaval 2025, realizada entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março, e os resultados mostram um aumento significativo no volume de veículos e passageiros transportados: 351.516 veículos e 299.981 passageiros. Apesar do volume, o DH teve uma redução expressiva no tempo máximo de espera para embarque nas principais travessias do litoral paulista nos horários de pico das linhas – que correspondem ao intervalo entre 6h e 22h.

Na travessia São Sebastião/Ilhabela, foram transportados 74.936 veículos (incluindo motocicletas, automóveis e caminhões) e 86.745 passageiros (9.145 ciclistas e 77.600 pedestres). Em comparação com o Carnaval anterior, houve um aumento de 20% no transporte de veículos, com destaque para caminhões, que tiveram um crescimento de 34%.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP entrega embarcação reformada para a Travessia São Sebastião/Ilhabela

O número de passageiros também cresceu 55%, com pedestres registrando um aumento de 57%. Apesar do maior volume, nas viagens que ocorreram nos horários de pico, o tempo máximo de espera para embarque caiu 5%, com a maioria das viagens ocorrendo em até 30 minutos.

Já na travessia Santos/Guarujá, o DH registrou o transporte de 235.389 veículos e 62.021 passageiros (59.543 ciclistas e 2.478 pedestres) no período. O aumento foi de 11% no transporte de veículos, com destaque para caminhões, que tiveram um crescimento expressivo de 101%. Nos embarques que ocorreram entre as 6h e as 22h, o tempo máximo de espera para embarque caiu drasticamente, com uma redução de 56%, o que equivale a 53 minutos a menos de espera. Durante o período, a maioria dos usuários foi atendida em até 15 minutos.

A travessia Bertioga/Guarujá também apresentou números positivos, com 16.506 veículos, alta de 1%, e 32.092 passageiros transportados (980 ciclistas e 31.112 pedestres). Mesmo com este crescimento, o tempo de máximo de espera para embarque se manteve estável, em torno de 30 minutos.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP envia à Alesp projeto de lei que moderniza Sistema de Travessias Hídricas

Na travessia Santos/Vicente de Carvalho, que é majoritariamente utilizada por passageiros que se deslocam para o trabalho, foram transportados 80.213 passageiros (12.265 ciclistas e 67.948 pedestres), com uma leve redução de 2% em relação ao ano anterior. O pico no tempo de espera para embarque caiu 7%, mantendo a eficiência do serviço mesmo durante o período de alta demanda.

Sul

Nas travessias do Sul, que incluem rotas como Cananéia/Continente, Cananéia/Ariri e Iguape/Juréia, o DH registrou o transporte de 24.685 veículos e 38.910 passageiros. Destaque para o aumento de 39% no transporte de motocicletas em Cananéia/Continente e de 83% no número de pedestres em Cananéia/Ariri. O tempo médio de espera para embarque, que é de 30 minutos, manteve-se dentro do programado, apesar de registrar um leve acréscimo de 3 minutos.

Balanço positivo

A Operação Carnaval 2025 garantiu o transporte eficiente de veículos e passageiros durante um dos períodos de maior movimento no estado. Com melhorias na logística e no planejamento, a operação conseguiu atender a um volume maior de usuários, reduzindo os tempos de espera e oferecendo um serviço ágil e seguro. Essas medidas permitiram que milhares de pessoas fossem beneficiadas durante os 11 dias de festividades.

LEIA TAMBÉM: Novo sistema de travessias hídricas de SP trará desenvolvimento nas regiões litorâneas

“O destaque da operação foi a capacidade de lidar com a alta demanda de forma organizada, graças a um planejamento estratégico que otimizou recursos e operações. O resultado foi um transporte mais eficiente e seguro, demonstrando como investimentos em logística e organização podem melhorar significativamente a qualidade dos serviços públicos, especialmente em momentos críticos como o Carnaval”, finaliza a Departamento Hidroviário, Jamille Consulin.

O post Departamento Hidroviário de SP reduz tempo de espera em travessias do estado no Carnaval 2025 apareceu primeiro em Agência SP.

Notícias relacionadas