O Departamento Municipal de Saúde, através da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), está informando a população de Valentim Gentil sobre os perigos de acidentes ocasionados pela picada de escorpiões, especialmente no período chuvoso, os quais costumam-se reproduzir.
Jandira Maria da Silva, coordenadora da Sucen, explica que o escorpião é um aracnídeo e têm hábitos noturnos. São também chamados de animais peçonhentos porque produzem veneno para inoculá-lo em suas vítimas.
Em Valentim Gentil, existem algumas espécies, porém, não foi confirmado nenhum acidente envolvendo esses animais. Segundo Jandira, a principal razão do aumento da dispersão de escorpiões no município é atribuída à reprodução da espécie, que aumenta constantemente devido às chuvas.
“A picada de um escorpião provoca dor intensa no local e aos poucos vai se espalhando, podendo ocasionar febre, vômitos e suor intenso”, orienta Jandira, que ainda acrescenta: “os escorpiões passam o dia escondidos em pedras, troncos caídos, materiais de construções, esgotos, dentre outros e durante a noite pode se esconder dentro de calçados ou peças de roupas”.
De acordo com panfletos informativos confeccionados pela equipe da Sucen, os inimigos naturais dos escorpiões são a galinha, sapo, coruja e lagarto. O uso de inseticida para combater escorpiões não é muito aconselhado, pois faz afugentar os escorpiões e ajudar aumentar a sua proliferação.
Ainda conforme os dizeres da publicação, em caso de picada a pessoa precisa procurar o Centro de Saúde o mais rápido possível, levando se possível o animal para ser identificado. Ao encontrar um desses aracnídeos em casa, não mate, o certo é ligar para a Sucen e pedir uma visita da equipe técnica, que fornecerá mais orientações. O telefone é o 3485-9030.