quarta, 8 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Dengue: Rio Preto e Glicério decretam emergência; região intensifica ações de combate

Nos primeiros dias de 2025, o aumento de casos de dengue levou as cidades de São José do Rio Preto e Glicério (SP) a decretarem estado de emergência. Outros municípios…

Nos primeiros dias de 2025, o aumento de casos de dengue levou as cidades de São José do Rio Preto e Glicério (SP) a decretarem estado de emergência. Outros municípios do noroeste paulista também intensificaram as ações para conter a proliferação da doença.

Em São José do Rio Preto, o prefeito Fábio Candido (PL) decretou estado de emergência na sexta-feira (3). Para conter o avanço da dengue, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passarão a funcionar em horário estendido, até as 22h. Além disso, um mutirão de limpeza foi realizado nesta segunda-feira (6) nos bairros São Francisco, Gabriela e Eldorado, considerados áreas de maior incidência. A nebulização na cidade terá início em 13 de janeiro. Vale lembrar que, em 2024, Votuporanga registrou o maior número de mortes por dengue na região. Para evitar que a situação se repita, a Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga planeja ações de combate, incluindo a possível reativação de um ambulatório especializado em dengue.

Glicério também decretou situação de emergência nesta segunda-feira (6), após registrar 24 casos confirmados nos primeiros seis dias de 2025 – um terço do total de casos registrados em todo o ano de 2024. O decreto assinado pelo prefeito Hairton Carvalho Oliveira (PDS) autoriza a contratação emergencial de funcionários e dispensa a necessidade de licitação para a execução de medidas de combate à dengue. Nos últimos doze meses, o município registrou 84 casos positivos, o que motivou a ação das autoridades de saúde. Ações de nebulização já foram realizadas durante o primeiro fim de semana de 2025, e agentes comunitários de saúde estão realizando ações de orientação e conscientização junto à população.

Notícias relacionadas