O número de casos de dengue em Votuporanga (SP) subiu 82% em 10 dias, de acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde. Até o dia 16 de fevereiro, foram registrados 318 casos da doença na cidade.
Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura intensificou as ações de combate aos criadouros no mês de fevereiro. Os bairros Pozzobon, Santa Amélia e o Conjunto Habitacional João Albarello (Cohab) são os focos das ações.
A chefe da Vigilância Epidemiológica, Samara Fernandes, explica que as ações de combate à dengue incluem:
Visitas domiciliares: os agentes de Saúde visitam os imóveis para eliminar criadouros do mosquito e orientar os moradores sobre a prevenção da dengue.
Nebulização veicular: nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, será realizada nebulização veicular nos bairros com maior índice de infestação do mosquito.
Samara destaca a importância da colaboração da população para o sucesso das ações de combate à dengue. “A gente tem um número grande de recusas de visitas dos agentes de Saúde. A população precisa colaborar e receber o agente para que ele possa cuidar do imóvel. Em dez minutos, o agente consegue eliminar criadouros, orientar sobre a prevenção da dengue e ajudar a evitar a proliferação do mosquito”, afirma.
Como prevenir a dengue:
Elimine qualquer água parada de sua casa, como em vasos de plantas, pneus, calhas e lajes.
Mantenha caixas d água e tonéis tampados.
Lave ralos e tampas de vasos sanitários regularmente.
Use repelente e roupas que protejam o corpo do mosquito.
Lembre-se:
A dengue é uma doença grave que pode levar à morte.
A prevenção é a melhor forma de combate à dengue.
Colabore com as ações de combate à dengue e proteja sua saúde e a saúde da sua família.