As cidades de Indiaporã e Populina são as únicas cidades da microrregião de Ouroeste, que estão entre os oito municípios da área de São José do Rio Preto, que estão em estado de alerta para a dengue.
O Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), feito pelo Ministério da Saúde, mostra que os municípios estão infestados pelas larvas do mosquito Aedes aegypti. Rio Preto registrou o maior índice de contaminação em sete anos: de cada 100 casas vistoriadas, 2,3 estão contaminadas.
Américo de Campos, Catanduva, Indiaporã, José Bonifácio, Mirassol, Populina e Tanabi também estão na lista do alerta. Américo de Campos teve o maior índice da região: 2,4. O levantamento é feito anualmente pela Saúde com o objetivo de diagnosticar as cidades em risco e intensificar as medidas de prevenção à dengue, evitando epidemias. Com a constatação das larvas, é possível prever o índice de infestação por mosquitos em épocas de chuva.
Participaram da pesquisa 48 cidades da região selecionadas pela Saúde do Estado, sendo que quatro dos oito municípios em alerta viveram epidemia de dengue este ano: Rio Preto, Mirassol, Populina e Tanabi. Em Rio Preto foram registrados 18.678 casos da doença, com oito mortes, na segunda pior epidemia da história da cidade.