A deputada estadual Luciana Genro (Psol-RS) foi denunciada ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul por atacar o Estado de Israel, em postagem na internet, no início da semana, e poderá ter seu mandato cassado. Na terça, ela foi demitida da TV Pampa, onde era comentarista política, também por conta das declarações. A informação é do jornalista Políbio Braga – @Braga1Polibio. Luciana disse no X-Twitter que a intenção de seis deputados que fizeram a denúncia é intimidar seu trabalho por ser favorável ao Hamas.
Em coro!
Não foi só o péssimo resultado da seleção brasileira de futebol – 1×1 com a Venezuela – nesta quinta-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MS), que chamou a atenção. A reação espontânea de torcedores foi o destaque após o Hino Nacional. ‘Lula, ladrão, seu lugar é na prisão’ foi entoado por mais de um minuto e, claro, ignorado pela TV oficial que transmite os jogos da seleção.
Será mesmo?
Uma foto divulgada pelo Palácio do Planalto, com o presidente Lula supostamente em ligação pela internet com o presidente de Israel, Isaac Herzog, está gerando dúvidas e muitos comentários. Há suspeita de que a foto foi montada para divulgação porque o notebook que aparece na imagem estaria desligado. Veja em https://terrabrasilnoticias.com/2023/10/era-so-pose-computador-de-lula-na-foto-esta-desligado
“Um líder sem igual”
Declaração do professor Eduardo Vieira (Ciências, Robótica, História), sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante live do canal Fator Político BR, nesta sexta-feira, com apresentação do jornalista Valdecir Cremon. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=VwgZ45sn-h4&t=1039s
O troco
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou um comentário na publicação do advogado e apresentador Tiago Pavinatto, em que ele afirma que a morte da influenciadora Karol Eller, ocorrida há dois dias teria tido como causa a “reorientação sexual” estimulada no cristianismo. Karol, ex-lésbica, era frequentadora de uma igreja. Michelle, que é evangélica, discordou e apontou o diagnóstico de depressão sofrida por Karol.
Comediante agora?
O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy – de 2007 a 2012 – elogiou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, e disse que ele poderia estar pronto para “uma outra presidência”.
Guerra
A Faixa de Gaza amanheceu neste sábado sob forte bombardeio e invasão terrestre de soldados de Israel, ao final do prazo de 24 horas, dado nesta sexta-feira, para que a cidade fosse evacuada. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que os brasileiros que estão na região sairão da região por meio do Egito.
Luto na imprensa
O cinegrafista Issam Abdallah, da Agência Reuters, morreu nesta sexta-feira (13) ao ser atingido por um bombardeio no sul do Líbano, na fronteira com Israel. Abdallah integrava a equipe que realizava uma transmissão ao vivo da região. Outras duas pessoas ficaram feridas. Não se sabe de onde partiu o explosivo. Em Gaza, 15 parentes do fotógrafo Motaz Azaiza morreram durante bombardeio de Israel no início da madrugada deste sábado (horário local).
Ao arquivo
O TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) manteve decisão de primeira instância pelo arquivamento de uma queixa-crime da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) contra Jair Bolsonaro. Ela queria que o ex-presidente fosse investigado por uma postagem feita em agosto de 2019 de um vídeo em que compara a ex-presidente a uma “cafetina” e os membros da Comissão Nacional da Verdade a “prostitutas”.
Sem bolo nem guaraná
Dia 10 de outubro fez 3 anos da libertação indevida de um dos principais traficantes do país, pelo STF, após condenação por tráfico de montanhas de cocaína via Porto de Santos (SP). André Oliveira Macedo, o André do Rap, de 46 anos, saiu da penitenciária de Presidente Venceslau (SP) pela porta da frente por determinação do então ministro, Marco Aurélio Mello, por conta de um “erro processual”. Já era tarde quando o também ministro Luiz Fux revogou a decisão de Mello. O traficante segue livre.
VOCÊ SABIA?
O ministro Vital do Rego, do Tribunal de Contas da União (TCU), arquivou uma representação enviada por deputados federais com pedido de investigação da compra de 11 móveis avaliados em R$ 379 mil, feita pela Presidência da República, no dia 3 de fevereiro, para os palácios do Planalto e da Alvorada.
FRASE DO DIA
Do deputado Carlos Jordy – @carlosjordy – sobre queda nas vendas do biscoito Bis, com campanha publicitária do influencer Felipe Neto nas redes sociais. Hoje, no X-Twitter.
“O Bis está literalmente derretendo nas mãos do Felipe Neto. Eu acho é pouco. Qualquer um que patrocine esse ‘lixo’ deve ser boicotado até que a empresa vá à falência. Bora de kit kat!”