sábado, 26 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Delegacia Geral de Polícia anuncia substituições na Corregedoria do Detran

O delegado geral da Polícia Civil, Mauricio Lemos Freire, anunciou em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (4), na sede da Secretaria de Segurança Pública, a substituição de três delegados do…

O delegado geral da Polícia Civil, Mauricio Lemos Freire, anunciou em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (4), na sede da Secretaria de Segurança Pública, a substituição de três delegados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A Corregedoria Geral investiga o envolvimento desses policiais em um esquema de venda de habilitações falsas. “Essas mudanças ocorrem pra melhorar o desempenho da polícia e também para garantir uma total isenção às investigações, mas isso não representa qualquer pré-julgamento em relação às pessoas que deixam o cargo”, afirmou Freire.

Após o conhecimento do teor das investigações, que vinham sendo conduzidas pelo Ministério Público, a Delegacia Geral de Polícia decidiu substituir o corregedor do Detran, Francisco Norberto Rocha de Morais, e os dois delegados responsáveis pela correição realizada pela Corregedoria do Detran e Ciretran de Ferraz de Vasconcelos, em 29 de abril: Dirceu Gelk Junior Attie e Ricardo Ambrósio Fazzani Bina. A delegada Maria Inês Valente, que estava na Academia de Polícia Civil (Acadepol), irá assumir o cargo de corregedora do departamento.

“As investigações passam, a partir de agora, a serem realizadas pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, e não mais pela Corregedoria do Detran”, informou o delegado geral, que falou ainda sobre os atos de indisciplina na corporação. “Qualquer instituição com 36.000 policiais está sujeita a desvios de conduta, deste ou daquele funcionário. No entanto, nós não vamos permitir nenhum desvio e nenhuma atitude que não seja compatível com aquilo para o qual nós estamos daqui”, afirmou, prometendo punição casos as irregularidades se confirmem.

Freire enfatizou ainda outras mudanças que foram tomadas pela DGP para garantir o bom desempenho da polícia em cidades da Grande São Paulo. Uma delas foi a troca do diretor do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), em setembro do ano passado. “Não era positiva a permanência de mesma pessoa no mesmo caso por muito tempo”, explicou o delegado. O delegado Edson Alexandre Sayão assumiu o cargo, atendendo a uma necessidade de renovação nos quadros e nas práticas da Polícia Civil na Grande São Paulo. No mês passado, o delegado seccional de Mogi das Cruzes foi substituído, e ontem, o Diário Oficial publicou a saída do delegado divisionário de Habilitação do Detran. (Cristiane Pereira)

Notícias relacionadas