Os trabalhos artísticos que representarão Jales na fase regional do programa Mapa Cultural Paulista, edição 2015/16, foram divulgados pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Jales, selecionando representantes nas categorias teatro, música, literatura e dança.
O corpo de júri formado por Antônio Rodrigues Belon e Rui Rodrigues de Souza avaliou os candidatos inscritos na modalidade teatro, durante apresentações no dia 06 e 09 de junho, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo. O vencedor da categoria foi o Grupo Manoelices, formado por atores do Núcleo de Formação do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales com o espetáculo “Meu quintal é maior que o mundo”, texto de Larissa Sanches e direção de José Vitorino.
Na categoria música concorrerá a Orquestra Sinfônica de Jales (Corporação Musical Municipal de Jales), regida pelo maestro Edivaldo de Paula. Na literatura foi escolhida a Casa do Poeta e do Escritor de Jales com a poesia “Eu e Vc” de André Gandolfo, além do conto “Redenção”, de Sandro Toledo Rocco e a crônica “Apreço”, de Sandro Toledo Rocco. Pela dança a selecionada foi à academia New Corpus, com coreografias de Lígia Joaquim e Janaína Fabiana.
O Mapa Cultural Paulista
O Mapa Cultural Paulista é um programa do governo do Estado de São Paulo, que, em parceria com a prefeitura, estimula o desenvolvimento artístico local através da circulação destas produções em todo o estado.
Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do estado, para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas, os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.
As expressões artísticas contempladas neste projeto são: teatro; dança; artes visuais; canto coral; música instrumental; literatura; e vídeo, que, juntos, revelam o mapeamento cultural de São Paulo.