sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Definida programação do Seminário da Defesa Civil

Com a presença do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Admir Gervásio Moreira, Votuporanga sediará nos próximos dias 24 e 25 o Seminário Regional de…

Com a presença do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Admir Gervásio Moreira, Votuporanga sediará nos próximos dias 24 e 25 o Seminário Regional de Capacitação da Defesa Civil, na Câmara Municipal.

Representantes de vários municípios estarão presentes no evento, que contará com palestras sobre o assunto com objetivo principal de apoiar a disseminação da filosofia da Defesa Civil, que tem a prevenção como papel principal, por meio da criação e manutenção da estrutura para atendimento às situações emergenciais.

De acordo com o secretário da Cidade e coordenador da Defesa Civil, Marcos Vinicius Sanches, “além do objetivo principal, a intenção é a disseminação da cultura de Defesa Civil; a preparação para desastres e emergências; noções básicas de Meteorologia e riscos geológicos, buscando dar uma formação mais abrangente aos membros da DC”, informa.

Segundo ele, “ao contrário do que pensam muitas pessoas, a Defesa Civil trabalha 365 dias por ano, protegendo a cidade, por isso precisamos estar capacitados permanentemente para atuar na prevenção de possíveis sinistros, assim os custos ficam muito menores e mais vidas serão protegidas”, explica.

A Defesa Civil do Estado quer equipar as DCs das cidades para que elas possam trabalhar de maneira mais ativa, de acordo com as características de cada região. “Votuporanga, por exemplo, não tem muitos problemas com inundações, mas temos dois grandes problemas causados por fenômenos naturais: as queimadas e os fortes ventos e precisamos estar preparados para enfrentá-los”, conclui o secretário.

O evento é gratuito e foram convidadas autoridades municipais de toda a região, membros das COMDECs (Comissão ou Coordenação Municipal de Defesa Civil); trabalhadores da DC, Polícia Militar, engenheiros de Prefeituras; Fundo Social de Solidariedade, profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação; gestores municipais; médicos e agentes de Saúde (PSF), entidades assistenciais, membros de Programas Municipais: CRAS, CREAS, Famílias Usuárias da Assistência Social; Conselhos Municipais, Comunidade Científica (Faculdades / Universidades), Diretoria de Ensino, profissionais da Educação, clubes de serviço, associações de bairro, entidades, Ministério Público, subseções da OAB , APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Pólo Regional Noroeste Paulista, imprensa, lideranças Comunitárias e Religiosas, grupos de afetados por desastres e cidadãos e instituições interessadas no aperfeiçoamento e elaboração da Política de Defesa Civil.

Programação

Dia 24:
Até às 10h: Recepção e Credenciamento
10h – Abertura Solene e palestra magna proferida pelo Cel. Admir Gervásio Moreira, sobre a Importância do Comdec;
11h15 – Palestra “Emergência com produtos perigosos!, por Mauro Teixeira, analista da CETESB;
12h – Almoço
13h15 – Sistema Integrado de Defesa Civil, exposição do 1° Ten. Barelli;
14h – Noções de Meteorologia, por Marina Vieira, do Instituto SOMAR;
14h45 – Coffee break
15h – Situação de Anormalidade – Nopred e Avadan, pelo Cabo Vanderli;
15h45 – Convênios, pelo Major PM Érico Hammerschmidt Junior.
Dia 25:
9h – Noções de Inspeção com Segurança – Verificação de Cenários de Desastres;
10h – Percepção de riscos em estruturas edificadas e evidências de movimentação do terreno
10:45 INTERVALO (COFFEE BREAK)
11h – Programas Municipais: Ações preventivas estruturais de segurança. (Todas as palestras da manhã serão proferidas pela representante do IG, Lidia Keiko Tominaga
12h – Almoço
13h15 – Primeiros Socorros
14h – Formação de Brigadas e obtenção do Selo Verde (amas as palestras pelo Corpo de Bombeiros)
14h45 – Coffee Break
15h – Administração de abrigos e desmobilização de meios, pelos membros do SCO, Cap. Rudyard e Ten. Betânia
15h45 – Mobilização da Comunidade:Voluntariado, pelo Subtenente Rodriguez

Notícias relacionadas