A Defesa Civil estadual emitiu um alerta, nessa quinta-feira (18/1), de fortes chuvas em São Paulo entre esta sexta-feira (19/1) e domingo (21/1). A previsão é de um volume de tempestades de até 150 milímetros na região metropolitana e em Campinas. Apesar dos temporais, o calor de mais de 30°C continua até o fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a Defesa Civil, os temporais devem ser ainda mais intensos no litoral paulista, em especial na Baixada Santista, onde os acumulados devem chegar a 200 milímetros. No litoral norte e nos municípios do Vale do Paraíba, a previsão é de 180 milímetros de chuva no fim de semana.
Nas regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva, as chuvas devem chegar aos 130 milímetros, informou a Defesa Civil. Já para as regiões de Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília, a previsão é de até 70 milímetros, apenas um pouco acima do estimado para as áreas de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, com acumulados de 60 milímetros.
Com a previsão de grandes volumes acumulados no final de semana, especialmente no sábado (20/1), a Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis. Devido ao encharcamento do solo, haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
Quatro mortes
Neste ano, foram registradas quatro mortes provocadas pelas chuvas no estado. Duas delas estão relacionadas a enchentes. Na última sexta-feira (12/1), uma criança morreu após o veículo em que ela estava ser arrastado pela enxurrada em Juquitiba, na região metropolitana de São Paulo. Já em São Bernardo do Campo, um homem foi soterrado por um deslizamento de terra.
De acordo com o tenente Matheus Roncatto, da Defesa Civil, é fundamental que a população consulte a previsão do tempo e os alertas sobre as chuvas antes de sair de casa.
“É importante conhecer o percurso que você faz diariamente e, se nele existir alguma área de risco para alagamentos em dias de chuvas fortes, procurar caminhos alternativos em rotas seguras e locais elevados. É interessante consultar também se o local de destino é uma área de risco para alagamentos”, afirma.
Segundo Roncatto, entre os principais riscos estão as correntezas que se formam a partir das chuvas intensas. Ele afirma que 15 centímetros de água são suficientes para derrubar e arrastar uma pessoa.
“Jamais enfrente correntezas. A sua segurança depende também de você. Não se coloque em risco, lembre-se que somente 15 centímetros de água são suficientes para arrastar uma pessoa. Se você já estiver nas ruas e for surpreendido por chuvas fortes e o nível das águas subirem rapidamente, busque abrigo em locais elevados, como pontos de ônibus, escadarias ou edificações seguras”, afirma.