O coordenador da Defesa Civil de Fernandópolis, Edmar de Oliveira, e o secretário de Trânsito, Ederson da Silva, estiveram no último dia 19 no Salão São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, participando do workshop ‘Plano Local de Resiliência’, promovido pela Defesa Civil do Estado.
O evento, que contou com a presença do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Júnior discutiu o conjunto de ações que integra os conceitos da resiliência no processo de planejamento municipal, constituindo-se uma ferramenta essencial para apoiar a resiliência e desenvolvimento sustentável da cidade.
Foram abordados os dez passos essenciais na busca da resiliência, os quais se traduzem em tarefas críticas e interdependentes que os governos locais devem cumprir para tornar suas cidades mais resilientes a desastres. Participaram do treinamento os municípios de São José do Rio Preto, Vinhedo, Campos do Jordão, Itatiba, Fernandópolis e Campinas.
“Fernandópolis já é reconhecida pela ONU como cidade resiliente e isso abre a possibilidade de implantarmos novos projetos de resiliência, através de programas de orientações, ações educacionais, de trânsito, e várias outros projetos onde a Defesa Civil possa atuar como parceria das secretarias municipais. Temos muitas ideias e vamos coloca-las em prática”, explanou o coordenador Edmar.