Moradores de Cascavel, no oeste do Paraná, devem tomar cuidado com um surto de abelhas que tem acontecido na cidade, segundo a Defesa Civil.
Conforme a Defesa Civil, estão sendo registradas cerca de três ocorrências com abelhas por dia. A média normal é de um caso por dia. Nos últimos 12 meses, foram registradas 268 casos com as abelhas, vespas e marimbondos.
A Defesa Civil orienta que, ao observar abelhas em casa, o morador ligue para 199. Uma equipe especializada irá até o local para retirar o enxame.
“Não jogue água, não jogue venenos e não tente matá-las. Mantenha distância do local. O perigo é que elas possam se sentir ameaçadas e atacar por conta disso”, explica Ribeiro.
Caso alguém seja picado por uma abelha, a orientação é procurar por atendimento médico, principalmente, pessoas alérgicas.
Enxames em Cascavel
Segundo o servidor público Rubens Castaman, familiares dele são alérgicos e têm tido receio ao sair de casa por causa dos insetos.
“Elas estão alojadas embaixo do telhado e fica difícil da gente passar debaixo da entrada da casa. Alguns anos atrás elas mataram um cachorro com picadas. Elas começaram a invadir a residência, à noite não dá para deixar luz acesa porque elas entram na casa e picam, então é um pouco complicado”, disse.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Márcio Ribeiro, a explicação para esse surto estaria no campo e no aumento das temperaturas.
“No campo, que seria o habitat natural das abelhas, elas estão tendo dificuldades de encontrar lavouras, troncos e arvores disponíveis para se abrigarem e se sentirem seguras. Um conjunto de fatores como as alterações no cenário do campo e altas temperaturas irritam esses insetos. Assim, as abelhas estão procurando locais com mais espaços disponíveis para se estabelecerem, como o perímetro urbano.”
A Defesa Civil reforça a importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas, pois são indispensáveis para a polonização e, consequentemente, reprodução de novas plantas.