quarta, 30 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Deecrim apura publicação de vídeo feito por detentos no CPP

O Juiz titular do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) de São José do Rio Preto (SP), Evandro Pelarin, informou ao sbtinterior.com que instaurou sindicância para apurar a gravação de…

O Juiz titular do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) de São José do Rio Preto (SP), Evandro Pelarin, informou ao sbtinterior.com que instaurou sindicância para apurar a gravação de um vídeo feito por um preso no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) da cidade. As imagens foram publicadas em uma rede social e viralizaram na internet.

No vídeo, um dos detentos em regime semiaberto mostra a rotina no interior do CPP. Ele mostra a comida, as instalações, roupas lavadas secando penduradas nas celas e no pátio. O homem também mostra as camas dos colegas e outros presos caminhando pela unidade, além de um pequeno comércio.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), ao ter acesso ao vídeo, a direção do CPP de Rio Preto transferiu os quatro sentenciados responsáveis pela gravação e exibição das imagens, que estavam em regime semiaberto para o regime fechado.

Leia abaixo a nota na íntegra:

“Ao ter acesso ao vídeo, a direção do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto, mediante comunicação e deferimento pelo Poder Judiciário, transferiu quatro sentenciados que estavam em regime semiaberto para o fechado. Na ocasião, os presos confessaram autoria do vídeo e um celular foi apreendido”. A direção do CPP abriu uma sindicância para apurar o fato, o que está sendo acompanhado pela Corregedoria da Administração penitenciária. “não houve maus-tratos a presos da referida unidade”, referindo-se à punição dos envolvidos. A unidade mantém ações preventivas e vem reforçando seus procedimentos para impedir a entrada de drogas e eletrônicos nos presídios paulistas. Os CPPs custodiam reeducandos que têm acesso ao meio externo, para efetivação de estudo e trabalho.”

Notícias relacionadas