terça-feira, 15 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Datafolha mostra Aécio e Dilma empatados tecnicamente

A nova pesquisa de intenção de voto do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira 15, mostra que a presidenta e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB,…

A nova pesquisa de intenção de voto do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira 15, mostra que a presidenta e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, Aécio Neves, continuam empatados tecnicamente na corrida presidencial, assim como na semana passada.

Aécio oscilou um ponto para baixo e agora está em 45%. Dilma também caiu um ponto e soma 43%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, não é possível dizer quem venceria as eleições se o segundo turno fosse hoje.

Se consideramos apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, Aécio alcança 51% e Dilma sobe para 49% da preferência. Resultado idêntico ao mostrado pelo mesmo instituto na semana anterior. O levantamento foi realizado entre esta terça 14 e quarta-feira 15. Por isso, já contabiliza parte do impacto causado pelo debate da TV Bandeirantes, televisionado na noite de ontem, no eleitorado brasileiro. Os entrevistados que pretendem votar branco ou nulo subiram de 4% para 6%. Já o número de indecisos continua em 6%. O instituto ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios.

A pesquisa também consultou os eleitores sobre o grau de decisão em relação em quem votar. Mas Aécio e Dilma também estão empatados neste quesito: 42% dos eleitores do tucano não têm dúvida que irão votar nele, mesmo número de Dilma. Além disso, há 18% que” talvez” votem no ex-governador de Minas Gerais, sendo que anteriormente esse número era de 22%, contra 15% de Dilma (antes eram 14%). Já os que não votam em Aécio de jeito nenhum passaram de 34% para 38% nesta semana. A rejeição da petista, no entanto, caiu de 43% para 42%.

A última pesquisado Datafolha, de 9 de outubro, mostrava um resultado similar. Segundo o instituto, o ex-governador de Minas Gerais tinha 46% contra 44% da petista, o que também é considerado empate técnico. Em votos válidos, o resultado era igual ao desta semana: Aécio com 51% e Dilma com 49%.

Dilma venceu o primeiro turno das eleições no domingo 5. Ela terminou a primeira parte do pleito com 41% dos votos, enquanto o ex-governador de Minas teve aproximadamente 33%. Em terceiro lugar e, portanto, fora da disputa ficou a candidata do PSB, Marina Silva, que teve o apoio de 21% do eleitorado.

Notícias relacionadas