O vereador Daniel Tridico Arroio apresentou, na sessão ordinária de terça-feira, 04, o Requerimento nº 004/2025, solicitando esclarecimentos da administração municipal sobre as medidas que estão sendo adotadas para extinguir a cobrança da contribuição de melhorias nas empresas a serem instalados no Distrito Empresarial Lauro Marson (Distrito Empresarial VI).
De acordo com o parlamentar, a taxa excessiva tem sido um dos principais entraves para a instalação de novas empresas na área, o que compromete diretamente o crescimento econômico do município e a geração de empregos. “Algumas empresas importantes já deixaram de se instalar no novo distrito industrial devido à taxa exorbitante. Tenho certeza que a atual administração já tem algum plano em relação ao fim desta taxa”, ressaltou Arroio.
O vereador destacou que a contribuição de melhorias tem origem em uma lei de 2016, ainda em vigor, e que resultou na cobrança de valores elevados para empresas interessadas em se estabelecer no Distrito Industrial. Diante desse cenário, Arroio defende a necessidade de revisar a legislação para tornar a cidade mais atrativa a novos investimentos. “Temos que alterar essa lei de alguma forma, e a administração nos dar uma ideia de como fazer isso. Temos também que criar incentivos para que empresas se instalem em nossa cidade, o que traria a geração de empregos, uma das principais reivindicações de nossos munícipes”, frisou.
Outro ponto de preocupação levantado pelo vereador é o estado de abandono do Distrito Empresarial VI, que, além da falta de empreendimentos instalados, tem sido alvo de vandalismo e furtos. “É triste passar em frente ao Distrito VI e ver que nenhuma empresa se instalou ali, além de que o local vem sendo vitimado por vândalos, que até mesmo transformadores e fios já foram roubados”, alertou.
A expectativa é que a Prefeitura apresente um posicionamento sobre o assunto e indique as possíveis soluções para eliminar essa barreira econômica, tornando a cidade mais competitiva e atrativa para novos investimentos.