A delegação brasileira sofreu um desfalque de peso nesta segunda-feira. Daiane dos Santos está fora da final do solo dos Jogos Pan-Americanos, sua especialidade.
A ginasta não vai disputar a medalha do solo, na terça-feira, devido a uma lesão no tornozelo esquerdo sofrida durante a conquista da medalha de prata na competição por equipes, no sábado.
“A Daiane não está em condições de competir”, afirmou a supervisora de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica, Eliane Martins, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
De acordo com o médico da equipe de ginástica, Mário Namba, Daiane apresentou uma entorse de ligamentos no tornozelo esquerdo. Ela sofreu uma torção no tornozelo direito durante treinamento antes do início do Pan e admitiu após a apresentação do solo na disputa por equipes que por isso acabou forçando mais o esquerdo.
Após sua apresentação no sábado, a ginasta gaúcha chorou e não competiu no salto, como estava previsto.
“Não é uma contusão grave, mas como a competição é nesta terça-feira, ela não tem tempo para se recuperar”, disse o médico, afirmando que a atleta não corre risco de ficar de fora do pré-olímpico de Stuttgart, em setembro, na Alemanha.
Outra ginasta que também não vai participar das finais desta segunda é Laís Souza, que por conta de seguidas lesões preferiu se poupar para o individual por aparelhos. Em seu lugar entra Khiuane Dias.
O Brasil participará das finais femininas nos seguintes aparelhos: salto (Jade Barbosa e Khiuane Dias), paralelas (Khiuane Dias e Ana Cláudia Silva), trave (Jade Barbosa e Daniele Hypólito) e solo (Jade Barbosa e Daniele Hypólito).