O prefeito João Dado assinou na semana passada, na capital paulista, mais um convênio de relevância para geração de trabalho e renda no município, desta feita visando a difusão do artesanato local.
Com a assinatura, será possível promover a cooperação institucional, o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de ações que permitam facilitar o cadastramento dos profissionais da cidade na Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco).
“Nossa intenção é melhorar a divulgação do trabalho dos nossos artesãos e, com isso, favorecer a geração de renda e a inclusão econômica destes profissionais no mercado, uma vez que, com a carteirinha da Sutaco, além das facilidades para sair da informalidade, eles poderão emitir nota fiscal eletrônica com o CNPJ de Artesanato, estando aptos para comercializarem seus produtos junto a supermercados e outros estabelecimentos comerciais, bem como participar de feiras e eventos em todo o Estado”, destacou o prefeito João Dado.
Em Votuporanga, o convênio continuará sendo administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por intermédio do CTMO – Centro de Treinamento de Mão de Obra “Altino Regiani”. Segundo o secretário Flávio Piacenti Junior, “o convênio assinado pelo prefeito João Dado abre possibilidades para que, futuramente, nossos artesãos possam ter acesso a capacitações sobre técnicas artesanais e ferramentas de gestão de negócios, além, é claro, da emissão das carteiras”, informou. “A carteira da Sutaco é um documento oficial, que favorece a promoção, o desenvolvimento, a divulgação e a comercialização do artesanato produzido no município, que valoriza os artesãos”, acrescenta o diretor do CTMO, José Carlos Leme de Oliveira, responsável pelo atendimento.
Para se cadastrar, o artesão deve comparecer no CTMO e apresentar sua produção artesanal para avaliação, munido de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3×4 recente. Após a avaliação este material é encaminhado para a Sutaco, que no prazo de até 30 dias encaminha a carteira do artesão. O documento é válido por dois anos e podem ser renovados. Mais detalhes e outras informações podem ser obtidas no CTMO, no Centro do Empreendedor, na rua Barão do Rio Branco, 4497, fone 3406.1488, ramal 31.