Fernandópolis será a única cidade de grande porte da região que não comemorará, com ato cívico, o dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. O mesmo aconteceu em 2005, quando o prefeito da época Rui Okuma decidiu não realizar nenhuma solenidade alusiva à data.
O único som a quebrar o silêncio nas ruas da cidade durante o feriado nacional deverá ser o da manifestação organizada pelas redes sociais, marcado para hoje, na Praça da Matriz.
Segundo consta, a solenidade teria sido suspensa justamente por conta da manifestação, que em sua primeira edição aconteceu de forma ordeira e pacífica.
Em nota, a prefeitura informou que cancelou o ato cívico a pedido de algumas mães que estavam preocupadas com o fato de seus filhos desfilarem em meio ao protesto organizado por jovens nas redes sociais. Acompanhe a nota em seu inteiro teor.
NOTA
Informamos que atendendo pedidos de várias mães de estudantes da rede pública, a prefeita de Fernandópolis, Ana Bim, decidiu pela não realização do desfile de 7 de setembro neste ano.
Preocupadas com a notícia de que acontecerão manifestações nas ruas neste sábado, as mães dos estudantes pediram mudanças nas comemorações. Assim, a programação ficou restrita às escolas públicas, onde, durante toda a semana, os estudantes cantaram o Hino da Independência, leram e interpretaram textos sobre a independência do Brasil em sala de aula. A bandeira nacional também foi hasteada nas escolas que possuem mastro.
Na realidade, as noções de civismo vêm sendo incutidas nos jovens durante todo o ano. O Hino Nacional é cantado periodicamente nas escolas. Segundo a prefeita, a preocupação das mães foi levada em conta: “Apesar de saber que o movimento é pacífico, entendemos a preocupação das mães e decidimos não expor desnecessariamente nossas crianças. Por isso, suspendemos a solenidade”, argumentou.
Vários municípios paulistas – entre eles, Embu e Itapecerica da Serra – também optaram pelo cancelamento dos desfiles.
REGIÃO
Votuporanga
Em Votuporanga a data foi comemorada ontem. O Tiro de Guerra, Policiais Militares e Corpo de Bombeiros iniciaram a programação na Praça Cívica, às 8h. Na ocasião os participantes cantaram o Hino Nacional e o Hino da Independência. A população participou em peso.
As escolas municipais, também como forma de comemoração, fizeram homenagens e cantaram os hinos. Quinze escolas municipais participaram. Entre as atividades organizadas pela prefeitura, houve pinturas, confecção de bandeiras, músicas Coreografadas, Poesia, Além Da Apresentação Dos Hinos.
Rio Preto
Um público entre 15 e 20 mil pessoas é esperado hoje, na Avenida Bady Bassit, em São José do Rio Preto, para o desfile cívico de 7 de Setembro. Participam neste ano, 37 instituições entre escolas, entidades, organizações, além de grupamentos das polícias Civil, Militar, Federal e Tiro de Guerra.
Segundo Ricardo Martins, membro da comissão organizadora do evento, o desfile terá 12 fanfarras de escolas, além da banda da Polícia Militar e 43 carros alegóricos. “Durante o desfile militar, teremos inclusive participação do canil e do helicóptero Águia, que fará uma apresentação especial ao longo da avenida”, afirma Martins.
Araçatuba
As atividades na cidade começam às 8h, na Praça João Pessoa, com hasteamento de bandeiras. Araçatuba promove uma grade de atividades com a participação de estudantes, autoridades municipais e população em geral. Veja a programação:
– Abertura das atividades na Praça João Pessoa, as 8h; Apresentação do Coral Projeto Guri: “Valeu Amigo”, com Mc Pequeno e “Hoy Trago Una Canción”, com Michelle Salazar; Coral de Libras com as Músicas “Semente do Amanhã” e “A Paz”; Participação do grupo de escoteiros Dom Bosco, do Tiro de Guerra, do projeto Bombeiro Mirim e da fanfarra da E.E. Jorge Corrêa; Apresentação de poesias com alunos das escolas municipais José Herculano de Araújo Ordine e Maria Adelaide Cardoso; Caminhada da Praça João Pessoa até o Hospital Modelo, onde será assinado o contrato com a empresa que implodirá o prédio.
Catanduva
A cidade comemora o 7 de Setembro focado na conscientização ambiental. A prefeitura de Catanduva prepara dois eventos para comemorar a data. Este ano as ações do Executivo têm como objetivo conscientizar a população e estabelecer projetos para as futuras gerações.
Para isso, no sábado, a partir das 9h, o Ato Cívico será no Parque dos Ipês, localizado na Avenida Theodoro Rosa Filho. No momento, serão plantadas 40 mudas de árvores frutíferas que vão compor um mini-bosque para arborização de parte do local. As mudas serão plantadas por alunos da cidade. Cada um deles representará as instituições que integram a Rede Municipal de Ensino.