sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

D. Odilo afirma que seria “pretensão” dizer que está pronto para ser papa

Na volta ao Brasil, depois de uma viagem ao Vaticano, o arcebispo metropolitano de São Paulo falou, nesta quarta-feira (13), sobre a decisão do papa. Dom Odilo Scherer chegou a…

Na volta ao Brasil, depois de uma viagem ao Vaticano, o arcebispo metropolitano de São Paulo falou, nesta quarta-feira (13), sobre a decisão do papa.

Dom Odilo Scherer chegou a tempo de celebrar a tradicional Missa das Cinzas, na Catedral da Sé. Antes da cerimônia, ele contou como soube da renúncia de Bento XVI.

“Tinha chegado em Roma. Apenas desfazendo a mala, liguei o radinho que levo comigo e ouvi a notícia pelo rádio”, lembrou ele.

E veio a pergunta inevitável: ele se considera preparado para ser papa, se escolhido?

“Eu acho que seria muita pretensão um cardeal dizer ‘eu estou preparado’. Muita pretensão”, disse Dom Odilo.
Estreante em um conclave, a reunião de cardeais que elege o papa, Dom Odilo Scherer falou sobre o perfil esperado para o novo papa:

“A reflexão mais importante que se fará no conclave não é se o papa vem de um lugar, vem de outro lugar, tem essa origem, tem outra origem. Mas se ele está realmente em condições, se ele é a pessoa mais adequada para tocar a Igreja nesse momento da sua história.”

Além de Dom Odilo, outros quatro brasileiros estão no grupo de 118 cardeais com menos de 80 anos de idade encarregados de escolher o novo papa:

Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo; Dom João Braz de Aviz, que ocupa um alto cargo no Vaticano; Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador; e Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, que nesta quarta falou sobre o desafio da Igreja.

“Ela tem que refletir, pensar, como trazer a mensagem de Cristo para o mundo de hoje, não para o mundo de dois mil anos atrás”, refletiu Dom Raymundo Damasceno.

Falar aos jovens e em benefício deles é a meta da Igreja na Campanha da Fraternidade 2013, ano em que o Brasil sediará a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho no Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas