Foi publicado no Diário Oficial da União dessa quarta-feira, 4, a Resolução 01/11 que propõe à Presidenta da República, Dilma Rousseff, a edição do decreto que cria a Zona de Processamento de Exportação de Fernandópolis.
A recomendação foi feita pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) no último dia 27.
“Esta notícia é mais um grande presente para Fernandópolis, agora é aguardar o decreto da ZPE Paulista, através da Presidenta Dilma Rousseff. O deputado federal Devanir Ribeiro está empenhado em agendar uma audiência com a presidenta”, destacou o prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar.
A nova área da ZPE possui 156,8 hectares e está localizada entre as rodovias Euclides da Cunha e Carlos Gandolfi, com frente para a Rodovia Euclides da Cunha e fundos para a Ferrovia America Latina Logística.
Entre as vantagens da nova área – que é 37 hectares maior que a anterior – está a localização em terreno plano, com maior aproveitamento de área útil, a 4km do perímetro urbano, facilitando ainda mais a logística.
A criação da ZPE Paulista foi decretada pelo presidente Lula em junho do ano passado, mas por dificuldades ambientais, foi necessária a mudança da área. A nova área foi apresentada pela Prefeitura de Fernandópolis no final do ano passado.
No último dia 27 – na primeira reunião deliberativa do ano, do Conselho de Ministros – a aprovação da nova área da ZPE Paulista de Fernandópolis foi aceita por unanimidade.
O prefeito Luiz Vilar foi informado da decisão pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no início da tarde.