O Tribunal de Contas do Estado, órgão responsável em fiscalizar a aplicação dos recursos públicos dos Municípios, ao analisar o tópico merenda escolar, concluiu que o custo da merenda escolar em Jales, considerados os alunos atendidos, é menor do que aquilo que em média se gasta na região. Os relatórios do Tribunal de 2009 e 2010 afirmam esta ocorrência em suas análises.
O dado é relevante e deve ser conhecido pelos munícipes, especialmente devido às últimas denúncias do Ministério Público apontando irregularidades nos gastos com a merenda escolar em Jales. A denúncia indignou imensamente os atingidos, visto que todo o esforço da gestão da merenda escolar em Jales é de ter custos reais e compatíveis, sempre os de menor custo e de melhor qualidade.
Cabe ressaltar que o trabalho do Tribunal de Contas do Estado na fiscalização das contas dos municípios é muito rigoroso, fato que é de conhecimento de todos os que têm alguma proximidade com a gestão pública. Isto torna o dado deste Tribunal referente à merenda escolar de Jales ainda mais importante.