Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da UNIFEV promoveram, no último sábado (dia 26), atendimentos gratuitos à comunidade, em prol da campanha internacional de luta contra a Hipertensão Arterial, intitulada Maio, Mês de Medição.
As ações, realizadas na praça Benedito Lopes de Oliveira (onde está localizada a Concha Acústica), envolveram mais de 500 pessoas.
Na oportunidade, alunos e docentes das graduações citadas aferiram a pressão arterial da população e orientaram o público sobre mudança de estilo de vida aliada à adoção de hábitos mais saudáveis. Além disso, os integrantes da Liga Acadêmica de Transplantes e Tecidos (LATTO) do curso de Medicina conscientizaram os participantes sobre a importância da doação de órgãos.
De acordo com a docente responsável pela atividade, a médica cardiologista Profa. Esp. Elisabeth Espírito Santos Cestário, os índices de doenças cardíacas não param de crescer. “A pressão alta é o maior fator de risco de morte no mundo. Por isso, as doenças cardiovasculares necessitam de intervenções eficazes, já que afetam um terço dos adultos”, explicou.
Ainda segundo a professora, as recomendações fornecidas aos pacientes hipertensos incluem: redução do consumo de sal, bebidas alcoólicas, cafeína, gorduras e açúcar, juntamente com a prática regular de exercícios físicos, o aumento do consumo de frutas e vegetais, e a reserva de mais tempo de lazer e descanso.