quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cursos da FEF desenvolvem parceria com CMDCA

Os cursos de Serviço Social e Sistemas de Informação da Fundação Educacional de Fernandópolis desenvolveram um projeto interdisciplinar no segundo semestre de 2007 em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal…

Os cursos de Serviço Social e Sistemas de Informação da Fundação Educacional de Fernandópolis desenvolveram um projeto interdisciplinar no segundo semestre de 2007 em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fernandópolis). O projeto foi batizado de Kanoni, que quer dizer “pequeno pássaro”, em um dialeto africano.

No âmbito do Serviço Social, as estagiárias Cristiane Milhorin, Geliane Stefano, Marcela Pereira, Maria Cláudia Pereira, Naiane Brito e Simone André, do 4º semestre do curso na FEF, e Daniele Neves de Lima e Jorciana Santana, do 6º semestre, realizaram uma pesquisa qualiquantitativa que visou à obtenção de informações sobre as principais características das instituições assistenciais que atendem crianças e adolescentes em Fernandópolis.

A pesquisa foi orientada pela professora Rosimar de Paiva, responsável pela orientação de estágios em Serviço Social da FEF. A metodologia utilizada foi a elaboração de um questionário que contemplasse não apenas os dados oficiais das entidades, como endereço e telefone, mas também informações mais completas sobre as atividades desenvolvidas em cada uma delas. Ao todo foram visitadas 15 entidades.

“A parceria estabelecida entre a FEF, através do Projeto Kanoni, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente mostrou-se extremamente proveitosa não apenas para as instituições, mas, principalmente, para todo o município, pois, obteve-se um diagnóstico das principais iniciativas e desafios enfrentados na cidade no que diz respeito ao atendimento da população infanto-juvenil, e, conseqüentemente, surgiram novos dados para a discussão sobre a necessidade de políticas públicas específicas para este segmento social”, relatou a professora Rosimar.

De posse de um rico banco de dados, o grupo criou, a pedido do CMDCA, um site oficial para o Conselho, onde a população pode encontrar um panorama geral da realidade do atendimento assistencial fornecido por ONG’s ao segmento criança e adolescente no município de Fernandópolis.

O site foi desenvolvido por Márcio Peruchi e Wender Ferreira Dias, alunos de Sistemas de Informação da FEF, orientados pelo professor Francisco Sérgio dos Santos, coordenador do curso na Fundação. “Foi muito interessante porque os alunos precisam cumprir pelo menos 40 horas de atividades filantrópicas durante o curso, e o desenvolvimento deste site veio para ajudar muito na divulgação das entidades e das atividades do Conselho, além de promover o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social no curso”, disse Francisco Sérgio. O endereço do site para mais informações sobre a entidade e a pesquisa realizada pela equipe da FEF é www.fernandopolis.sp.gov.br/cmdca.

Notícias relacionadas