Em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente a cada dia, o conhecimento e aprimoramento do ser humano precisa acompanhar tal evolução de forma a agregar todas as pessoas em igualdade social e intelectual. Mas, em algumas sociedades as oportunidades de incentivar essa igualdade não são tão acessíveis como ocorre em outras. Em Votuporanga existe um exemplo claro da preocupação da administração municipal em tornar essas oportunidades abertas a toda população. Um exemplo disso é o novo atrativo do projeto pedagógico oferecido pelo Centro de Treinamento de Mão de Obra “Altino Regiani” (CTMO) em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo: o curso de Libras, que começou no segundo semestre de 2010 e já formou 28 alunos na primeira turma, em julho deste ano.
As aulas têm duração de um ano e atualmente duas turmas estão em andamento, com 45 alunos matriculados. O coordenador da escola, José Carlos Leme de Oliveira, ressalta o quanto é importante essa educação para a população. “O curso de libras veio para possibilitar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, pois existem muitas pessoas com dificuldade de se comunicar pela linguagem de sinais. Estamos formando pessoas para ajudarem nisso. A procura tem sido boa, pois todos sabem que a inserção dessas pessoas é lei”.
Telma Cristina Rodrigues é sensibilizada pela causa e desenvolve trabalho voluntário utilizando o aprendizado que vem adquirindo desde 1999. “Sempre senti a necessidade de um espaço para os deficientes auditivos, dessa forma montei um grupo com esses adolescentes, pois muitos deles precisavam perceber que são como toda a sociedade. Nesse grupo íamos ao teatro, cinema, eventos, fizemos cursos de informática, artesanato, excursões, fomos inclusive duas vezes para São Paulo em festas de pessoas com essa mesma necessidade especial”.
A voluntária também fez o curso no CTMO e reforça o quanto é importante a iniciativa dele para população. “O curso permite as funções básicas, é uma oportunidade para essa realidade ficar próxima da população, e para os deficientes auditivos isso é muito importante. As pessoas começam entender as dificuldades que um surdo possui em um mundo de ouvintes. O curso representa uma grande evolução para a cidade”.
Outros cursos
Só no primeiro semestre deste ano, 426 alunos se formaram em todos os 30 cursos oferecidos gratuitamente pela escola, que é uma unidade vinculada à Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade. Esse resultado é a soma das disciplinas nas áreas administrativas, de serviços, artesanais, de costura, de higiene e beleza. Entre os mais procurados estão os cursos de Peças Íntimas (artesanal) e de Gerenciamento e Liderança (administrativo).
O coordenador da escola frisa que além da importância do aprendizado da linguagem de Libras, a capacitação profissional é fundamental. “Os cursos em geral possuem a finalidade de capacitação para o mercado de trabalho, manter as pessoas atualizadas e estimulá-las a continuarem sua vida acadêmica”. No que diz respeito à inserção social ele explica que “isso influencia na saúde, no pensamento crítico e acesso à leitura. Aqueles que lêem mais se inserem melhor, o mundo é da informação e do conhecimento, pois a sociedade é o reflexo daquilo que aprendemos na escola, o aluno passa a ter outra visão, um cargo melhor, ajuda na evolução da empresa”.
Ele também argumenta sobre o conteúdo do currículo de cada cidadão. “Uma coisa é você ter no currículo um curso de especialização, o que mostra que a pessoa não é acomodada e que está sempre se atualizando, ou seja, está a procura de algo melhor. Quem possui essa filosofia de vida pode até escolher emprego, o mercado exige qualificação, trabalho em equipe, responsabilidade e pessoas que aceitam desafios”.
Novos cursos estão sendo analisados para a grade de 2012 e até dezembro novidades serão divulgadas, segundo o coordenador. Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo CTMO podem ser obtidas pelo telefone (17) 3426-2600 ou na sede do Fundo Social da Solidariedade (FSS) e Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida João Gonçalves Leite, 4705, no antigo prédio da escola Mimo.
CURSOS OFERECIDOS PELO CTMO
Administrativos e Serviços
Oratória, Libras, Auxiliar de Departamento Pessoal, Operador de Serigrafia (Estamparia) – em convênio com Senai/Cemad, Atendimento ao Cliente, Auxiliar de Serviços Financeiros e Faturamento, Garçom e Garçonete, Noções de Secretariado, Auxiliar de Recursos Humanos, Técnicas de Vendas e Marketing Pessoal, Auxiliar de Contabilidade, Noções de Secretariado.
Cursos Artesanais, Costuras e Higiene e Beleza
Bordado a Mão, Crochê, Bordado em Pedraria, Hardanger, Macramê, Manicura e Pedicura, Peças Íntimas, Confecção de Blusas em Viscolycra.
Fonte:Assessoria de Imprensa