O curso de Letras da UNIFEV, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo e a Diretoria Regional de Ensino, promoveu, nesta terça-feira (dia 15), uma capacitação destinada aos professores das redes estadual, municipal e particular do município.
A iniciativa, realizada no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, recebeu o escritor Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor (CAE), do museu Casa das Rosas de São Paulo.
Na oportunidade, Damazio, que também é editor, crítico literário e gestor cultural, abordou o tema Poesia além dos livros em relação com outras linguagens e mídias. De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Silvia Brandão Cuenca Stipp, que também é docente da Instituição, a atividade teve o objetivo de proporcionar aos professores conhecimentos relacionados à construção de uma hiperpoesia, isto é, forma textual que alia poesia a outras tecnologias, como a música e o vídeo.
Segundo o coordenador do curso de Letras da UNIFEV, Prof. Me. Paulo Rogério Ferrarezi, esta é a primeira etapa de um projeto grandioso, que culminará na realização do 1º Concurso Literário de Poesia Virtual, Visual e Hiperpoesia.
“O intuito é que os professores incentivem os seus alunos (Ensino Fundamental I ao Médio) a produzirem trabalhos inéditos, que não sejam textos convencionais, sobre a importância do tema Direitos Humanos. A premiação dos ganhadores ocorrerá durante a oitava edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV). Em breve, teremos mais informações”, completou.