Docentes e alunos do curso de Enfermagem, coordenação pedagógica e colaboradores da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) participaram da Campanha Novembro Azul.
Promovida pelo curso de Enfermagem, no dia 20 de novembro, os alunos se vestiram com roupas de cor azul e juntamente com a Liga de Urologia da Unicastelo ressaltaram o significado da campanha, realizada no campus da FEF.
As discentes do curso de Medicina, Daniela Camargo e Larissa Santos ministraram a palestra sobre “Prevenção do câncer de próstata”, orientando os graduandos sobre os riscos e o tratamento do câncer de próstata.
Logo após a palestra, os alunos foram para o corredor principal da Fundação, onde distribuíram panfletos informativos, preservativos e orientaram os homens e também mulheres sobre a importância da prevenção à Saúde do Homem de forma geral.
O movimento Novembro Azul foi realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.
Mais informações sobre o câncer de próstata podem ser acompanhadas pelo Facebook da SBU (www.fb.com/SociedadeBrasileiraUrologia). Diariamente são compartilhadas informações de esclarecimento sobre a doença.