segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Curso de Alfabetização de Adultos abre inscrições dia 9

A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga, iniciam nesta…

A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga, iniciam nesta segunda (09/01) as inscrições para o curso de Alfabetização de Jovens e Adultos conciliado à Educação Profissionalizante em Jardinagem (PROEJA-FIC).

O curso é totalmente gratuito e direcionado à pessoas que não iniciaram ou concluíram a sua alfabetização (EJA de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental) e visa integrar a alfabetização de Jovens e Adultos à Educação Profissional, preparando os alunos para oportunidades de trabalho na execução de determinadas atividades, neste caso, a Jardinagem. São 30 vagas ofertadas, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. O curso tem duração de dois anos e início a partir de fevereiro em uma das seguintes unidades escolares: CEM “Profª Anita Liévana Camargo”, CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini”, CEM “Profª Irma Pansani Marin” e CEM “Profª Maria Martins e Lourenço”.

Inscrições

Para se inscrever o candidato deve se dirigir ao IFSP, entre 09 e 27 de janeiro das 08h às 18h, portando cópias simples dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, título eleitoral e de reservista (se for do sexo masculino). É necessário ter mais de 18 anos e não deve ter iniciado ou concluído o Ensino Fundamental (ciclo I – 1º ao 4 º ano). O IFSP está localizado na Av. Jerônimo Figueira da Costa, nº 3014 – Bairro Pozzobon. Informações através dos telefones (17)3426-6986 com Carlos Waidemam ou (17)3426-6990 na secretaria do IFSP.

O curso de Jardinagem

Com o grande crescimento da implantação de jardins nas residências, empresas e áreas públicas, foram criadas, consequentemente, oportunidades para pessoas das mais diferentes idades e condições, transformado a jardinagem em uma atividade profissional com forte apelo econômico e social. Existe hoje, notadamente, uma grande demanda de serviços requisitados nesta área; em primeiro lugar, pelos jardins residenciais, de diversos portes, e também por jardins de empresas, além, é claro, dos jardins públicos, onde o profissional é terceirizado. Em síntese, a necessidade de beleza e conservação dos jardins tem valorizado o trabalho de um bom jardineiro.

O curso, contudo, contextualiza o educando de forma cultural e social, identificando suas possibilidades profissionais no cenário regional. Para isso, além das disciplinas específicas, a grade profissionalizante contempla também: Ética e Cidadania, Higiene e Segurança, Empreendedorismo, entre outras. Desenvolvendo, portanto, os valores de solidariedade, identidade de classe e trabalho coletivo, visando capacitar o aluno para a pesquisa e autonomia na busca do saber e estabelecer o permanente vínculo do conhecimento geral e o profissional.(Fonte:Assessoria de Imprensa)

Notícias relacionadas