Por meio de uma parceria entre o curso de Engenharia Agronômica e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) – Regional de Votuporanga, a Unifev realizou na noite da última segunda-feira (18), no auditório da Cidade Universitária, um encontro com profissionais renomados para debaterem as novidades do mercado.
Alunos e professores da graduação da Instituição participaram do evento. A primeira palestra da noite foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da regional de Votuporanga, Alexandre Yamashita. De acordo com o profissional, o vazio sanitário na soja é uma estratégia de manejo adotada para reduzir a infestação de pragas, em um período mínimo de 90 dias, definido por uma portaria federal.
“Como resultado da implantação do vazio sanitário, espera-se que ocorra um atraso nas primeiras ocorrências de ferrugem na safra, diminuindo a possibilidade de doença no período vegetativo e, consequentemente, podendo reduzir o número de aplicações de fungicidas necessárias para o controle”, ressaltou.
Nelson Thomé Seraphim Júnior, também engenheiro agrônomo da regional de Votuporanga, foi o segundo palestrante da noite e deu orientações sobre técnicas de conservação do solo. “O seu mau uso pode ocasionar sérios danos ambientais e econômicos, transformando terras férteis em áreas improdutivas e agredindo seriamente o meio natural. Por esse motivo, existem diversas técnicas de cultivo e conservação dos solos, visando ao seu melhor aproveitamento e à sua máxima preservação”, destacou.
“Adubação verde ou orgânica, afolhamento, rotação de culturas, plantio direto, calagem e curvas de nível, são algumas das opções que os agricultores possuem para ajudar na conservação do solo. Além da implantação de técnicas agrícolas, ele também precisa ter muito cuidado ao aplicá-las. É necessária sempre a realização de estudos específicos, além de um bom apoio técnico”, acrescentou.
Para a coordenadora do curso de Agronomia, Profa. Ma. Mariane Barbará, o evento estimula os alunos a se atualizarem e buscarem novos conhecimentos. “Uma excelente oportunidade que a Unifev oferece para trazer assuntos relevantes que estejam fora da matriz curricular e que sirvam de interesse para os nossos alunos”, finalizou.