Os alunos do 7º período do curso de Psicologia da UNIFEV criaram, recentemente, um grupo de discussão e orientação sobre o stress, composto por pessoas que trabalham no período noturno. Ao todo, foram realizados 12 encontros semanais, no Câmpus Centro da UNIFEV.
O projeto faz parte do estágio supervisionado da graduação, monitorado pela Profa. Ma. Adriana Botelho. Durante as atividades, foram discutidos temas como resiliência, mecanismos de enfrentamento, relações interpessoais, empatia e liderança, entre outros.
De acordo com a docente, o grupo realizou, inicialmente, uma pesquisa com os trabalhadores, a fim de diagnosticar o quanto eles estavam expostos ao stress.
“Além da exaustão, os estudantes detectaram a Síndrome de Burnout, na qual o indivíduo deixa de investir em seu trabalho e nas relações afetivas, tornando-se incapaz de se envolver emocionalmente com ele mesmo”, explicou.
Segundo a aluna Adriana Cristina de Oliveira, integrante do projeto, os colaboradores participaram efetivamente dos encontros. “Tivemos a oportunidade de transmitir a eles todo o conhecimento adquirido durante a graduação. Ficamos muito felizes com o resultado das atividades”, completou.