O curso de Psicologia da UNIFEV criou, recentemente, o projeto Marias Empoderadas, destinado às universitárias da Instituição.
A ideia é abrir um espaço para discussões acerca da construção social que determina o papel das mulheres na sociedade, incluindo seus estereótipos, possibilidades e desafios na atualidade.
A data escolhida para o início dos debates, que acontecerão todas as quartas-feiras, a partir das 19h30, no Laboratório de Observação, do Campus Centro, foi o Dia da Mulher, 8 de março.
A homenagem, que acontece desde 1908, nos Estados Unidos, começou quando cerca de 1.500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.
No Brasil, as movimentações começaram em meio aos grupos anarquistas, no início do século 20. Assim como nas outras nações, as manifestantes exigiam melhores condições de trabalho, respeito e bem-estar.
De acordo com a docente responsável pela iniciativa, Profa. Ma. Aila Stefania de Almeida, o projeto tem o objetivo de criar estratégias que possam minimizar ou solucionar conflitos vivenciados pelo sexo feminino na sociedade contemporânea.
“Será um espaço de reflexão e discussão, considerando as experiências diárias das participantes. A iniciativa surgiu com base na desigualdade de gêneros observadas nos dias atuais, que pode ser evidenciada por condições de assédio que a mulher sofre, seja em ambientes públicos ou privados”, ressaltou Aila.
Para participar do movimento Marias Empoderadas, as universitárias deverão entrar em contato com a Clínica de Psicologia da UNIFEV, pelo telefone: (17) 3405 9977.