Os cidadãos de Curitiba, capital do Paraná, que desejem realizar o teste de HIV tem agora uma nova opção. Trata-se de uma plataforma virtual que permite a autotestagem por meio de teste de fluido oral (saliva). O objetivo principal desta iniciativa é ampliar o diagnóstico precoce do HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção e consequentemente ampliar a eficácia do tratamento.
De acordo com o site da prefeitura de Curitiba, o teste poderá ser feito em casa, com o uso de kits que podem ser solicitados via internet.
A plataforma é a principal inovação do projeto “A Hora É Agora – Testar Nos Deixa Mais Fortes” que foi lançado em Curitiba em novembro passado, o projeto visa a expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção – ou ou seja, os jovens gays e outros homens que fazem sexo com homens.
Com esse serviço, os usuários poderão solicitar o kit de testagem pelo site e retirá-lo nos postos de autoatendimento recentemente lançados pelos Correios ou na Farmácia Popular do centro da capital. Com isso, poderão realizar o autoteste em casa ou em outro local em que se sintam confortáveis. O teste oral é validado para o uso no Brasil.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo a pesquisadora Marly Cruz, da ENSP-Fiocruz, uma das parceiras do projeto, diz que “a Aids ainda é uma doença com estigma. O teste eletrônico dá mais privacidade”.
A mesma publicação informa que os resultados do projeto-piloto estão em avaliação. Cerca de mil pessoas já realizaram o teste virtual, das quais 11 foram diagnosticadas com o HIV. Futuramente, o projeto poderá ser expandido para outros grupos de pacientes.