quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Curiosidades bastante úteis para a sua próxima viagem de avião

Uma viagem de avião, que para muitas pessoas se trata de uma rotina periódica, para outras pode ser o sonho de toda uma vida. Na verdade, o ambiente existente em…

Uma viagem de avião, que para muitas pessoas se trata de uma rotina periódica, para outras pode ser o sonho de toda uma vida.

Na verdade, o ambiente existente em um aeroporto ou a viagem propriamente dita ainda possuem certo glamour que mesmo depois desse transporte ter se tornado mais comum, ainda mexe com muita gente.

Independente se você faz parte do grupo dos que não tem mais aquele deslumbramento ou se cada viagem é um barato, separamos algumas curiosidades, inclusive bastante úteis, para você saber.

Você pode ter direito a indenização

Os passageiros possuem determinados direitos que são regulados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), além de inúmeros regulamentos internacionais que devem ser rigorosamente seguidos pelas empresas aéreas.

Por exemplo, a Resolução nº 400 foi criada objetivando atender aos passageiros em casos de cancelamentos de voo, atrasos e overbooking.

O passageiro, ao comprar um bilhete aéreo, deve conhecer os seus direitos, principalmente em casos onde ocorram atrasos ou cancelamentos de voos tão comuns nos dias de hoje.

A indenização por atraso de voo (AirHelp) pode ser requerida na justiça com uma indenização que pode chegar aos 10 mil reais e isso independe se a companhia aérea tenha realocado o passageiro ou mesmo reembolsado os valores da passagem. Mesmo assim é possível pedir uma indenização por danos morais.

A companhia aérea deve prestar assistência material aos passageiros e nos casos de atrasos ou cancelamentos devem obedecer aos seguintes critérios:
• A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone)
• A partir de 2 horas: Oferecer alimentação (lanche, refeição ou voucher)
• A partir de 4 horas: Oferecer hospedagem nos casos de pernoite no aeroporto, além de transporte de ida e volta para o local. Caso o passageiro more na cidade, a empresa deve oferecer o transporte para sua residência e retorno ao aeroporto

O piloto e o copiloto são obrigados a comer refeições diferentes

Isso mesmo. As Companhias Aéreas têm por norma interna que o piloto e o copiloto comam pratos diferentes nas refeições. O objetivo dessa medida é evitar um problema sério, que seria uma intoxicação de ambos ao comer uma mesma refeição contaminada.

As luzes são reduzidas ao decolar e aterrissar por medida de segurança

A diminuição das luzes da cabine ocorre para que os olhos dos passageiros se habituem ao escuro, já que, em caso de alguma emergência, quando as luzes se apaguem eles estejam com a vista habituada à escuridão.

É possível um avião voar com apenas um motor

Os novos jatos bimotores são especialmente projetados para que possam seguir voo com apenas um motor em funcionamento. Não é incomum que com um problema no motor , os aviões voem dessa forma, pelo menos até fazer um pouso de emergência.

Existem duas luzes diferentes nas pontas das asas de um avião

Você pode notar que em cada asa do avião existe uma luz de cor diferente. Na asa esquerda ela é vermelha e na asa direita na cor verde. Esse sistema é utilizado à noite para que o piloto de outra aeronave possa identificar a direção que outro avião está indo.

Notícias relacionadas