segunda, 28 de abril de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CULTSP PRO lança 120 vagas de cursos gratuitos na região de Campinas

CULTSP PRO lança 120 vagas de cursos gratuitos na região de Campinas A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do…

CULTSP PRO lança 120 vagas de cursos gratuitos na região de Campinas

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, acaba de lançar quatro novos cursos na região de Campinas, com 95 vagas disponíveis ao todo, além de 25 vagas para a modalidade online. Os cursos acontecem nas cidades de Caconde, Campinas, Hortolândia e Pirassununga. Em todo o estado, estão sendo ofertadas 1.166 vagas, em 50 cursos na capital e na Grande São Paulo, e nas regiões de Registro, Ribeirão Preto,  São José dos Campos, Sorocaba, além de Campinas e na modalidade EAD.

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas e, para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site do CULTSP PRO. As inscrições poderão ser feitas diretamente neste link até o dia 23 de março.

LEIA TAMBÉM: CULTSP PRO lança 1.166 vagas de cursos gratuitos no estado de São Paulo

“É com grande entusiasmo que lançamos mais uma etapa do CULTSP PRO, um programa essencial para impulsionar a economia criativa e valorizar os fazedores de cultura em todo o estado de São Paulo. Por meio dessa iniciativa, buscamos proporcionar aos profissionais da cultura a oportunidade de se capacitar e se destacar em suas áreas, contribuindo para o fortalecimento da economia local e a disseminação de um conteúdo rico e diversificado. A abrangência do programa é fundamental, pois atende tanto as grandes cidades quanto às regiões mais distantes, garantindo que todos tenham a chance de transformar a cultura em uma verdadeira força econômica”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP.

Caconde oferece o curso “Fotografia de Celular para Produtos”, com 20 vagas, voltado para quem deseja aprender a criar cenários, fotografar, editar e publicar imagens atrativas para redes sociais. Com 24 horas de carga horária, o curso será ministrado por Mari Rosa e acontecerá de 12 de abril a 11 de maio, aos sábados e domingos, das 14h às 17h (exceto nos dias 19 e 20 de abril, devido ao feriado). As aulas serão realizadas no Espaço Cultural Ranieri Mazzilli, e não há pré-requisitos para participação.

Campinas recebe o curso “Livros em Movimento: Estratégias de Distribuição”, com 20 vagas, voltado para profissionais da produção editorial que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre divulgação e comercialização de livros no Brasil. O curso também abordará tendências digitais e empreendedorismo no setor. Com 16 horas de duração, será ministrado por João Varella entre os dias 8 e 11 de abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 15h, com uma hora de pausa. As aulas acontecem na Livraria Candeeiro, e é necessário comprovar experiência na área editorial por meio de portfólio ou currículo.

Já a cidade de Hortolândia terá o curso “Operação de Sala de Espetáculo”, com 30 vagas, voltado para o aperfeiçoamento em montagem e operação de som e iluminação em eventos e espetáculos. A formação oferece uma abordagem teórico-prática, permitindo que os participantes conheçam os principais parâmetros de áudio e luz, além de terem contato com a montagem, configuração e operação de sistemas básicos de sonorização e iluminação. Com 40 horas de carga horária, o curso será ministrado por Felipe Scalzaretto entre os dias 12 de abril e 17 de maio, sempre aos sábados, das 8h às 17h, no Teatro Municipal Elisabeth Keller de Matos. Não há pré-requisitos para participação.

a cidade de Pirassununga irá disponibilizar o curso “Patrimônios da Região Central Paulista – Onde estão?”, com 25 vagas, voltado para a compreensão e valorização do patrimônio cultural e natural, material e imaterial. A formação tem o objetivo de capacitar os participantes para atuarem como agentes multiplicadores na preservação e divulgação dos bens patrimoniais. Com 36 horas de carga horária, o curso será ministrado por Atanagildo da Silva Júnior entre os dias 10 de abril e 17 de maio, às quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 14h às 19h, no Lab Cobra Grande Ponto de Cultura. Não há pré-requisitos para participação.

Em 2024, o CULTSP PRO realizou mais de 3,2 mil atendimentos, de outubro a dezembro, por meio de diversas atividades na Região Administrativa de Campinas. Entre as ações promovidas, destacam-se cursos, masterclasses, palestras, encontros em escolas e os GIROS PRO — iniciativas voltadas à apresentação do programa para potenciais parceiros.

CULTSP PRO

Em outubro do ano passado, o Governo de São Paulo lançou, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, o maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural e criativo do Brasil. Com centenas de atividades formativas e complementares, o programa chegou ao final de dezembro com mais de 30 mil atendimentos por meio de cursos, palestras, eventos, ações formativas e complementares. Foram organizados mais de 80 cursos e mais de 110 turmas, beneficiando diretamente mais de 2.400 alunos matriculados em várias regiões do estado. Além disso, o programa realizou mais de 260 palestras, que reuniram mais de 10 mil participantes. Outra ação de grande relevância foi o GIRO PRO, que percorreu mais de 180 cidades ao longo do ano. O GIRO PRO é uma iniciativa estratégica do CULTSP PRO para garantir que a qualificação profissional chegue, de forma gratuita, a todas as regiões administrativas de São Paulo e se constitui como um espaço de diálogo e troca, reunindo artistas e representantes locais em uma roda de conversa que promove a reflexão sobre o fazer artístico na cidade. Até 2029, serão mais de 2.300 atividades anuais e beneficiando mais de 500 mil pessoas.

Os cursos do CULTSP PRO estão organizados em seis escolas temáticas, focadas em atender as necessidades das diversas áreas da cultura, economia e indústria criativas do estado. A Escola de Artes abrange performance artística e capacitação técnica em cenografia e produção musical. A Escola de Patrimônios e Equipamentos foca na gestão e preservação do patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria e gestão de museus. A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias oferece capacitação em produção audiovisual e criação de games, enquanto a Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais foca na formação em design gráfico e fotografia. A Escola de Tradições e Expressões Criativas qualifica em gastronomia e moda sustentável, e a Escola de Inovação e Sustentabilidade enfoca empreendedorismo e projetos culturais inovadores. Já o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro busca aprimorar grupos artísticos e valorizar as culturas regionais.

Serviço

Informações: no site do CULTSP PRO
Inscrições: neste link

Cursos na região

Fotografia de Celular para Produtos
Município:  Caconde
Resumo: Aprenda a criar cenários, fotografar, editar e publicar imagens atrativas para redes sociais. Curso prático de 20h, utilizando celular ou câmera
Carga-horária:  24h
Período: 12/04 a 11/05
Dia(s) e horário(s):  Sábado e Domingo, 14h às 17h, (exceto  19/04 e 20/04 – feriado)
Pré-requisito: Não
Docente:  Mari Rosa
Local:  Espaço Cultural Ranieri Mazzilli
Endereço:  R. Benedito De O. Santos, 45 – Centro, Caconde
Vagas: 20

Livros em movimento: estratégias de distribuição
Município:  Campinas
Resumo: Capacitar os participantes para atuar na área editorial, mais especificamente no que tange a divulgação e comercialização de livros dentro do contexto brasileiro. O curso também abordará tendências digitais e empreendedorismo no setor editorial
Carga-horária:  16h
Período: 08/04 a 11/04
Dia(s) e horário(s):  Terça a sexta, 10h às 15h (1h de pausa)
Pré-requisito:  Trajetória na área da produção editorial. Comprovação com portfólio ou currículo
Docente:  João Varella
Local:  Livraria Candeeiro
Endereço:  R. Vieira de Barros, 170, Cambuí
Vagas: 20

Operação de Sala de Espetáculo
Município:  HortolândiaResumo: Aperfeiçoamento em montagem e operação da aparelhagem de som e luz que reproduz a trilha sonora e efeitos visuais do evento ou espetáculo.  Formação básica de operadores de áudio e luz por meio de uma abordagem teórico-prática que possibilite ao estudante conhecer os principais parâmetros do áudio e luz, bem como ter contato com a montagem, configuração e operação de sistemas básicos de sonorização e iluminação.
Carga-horária: 40h
Período: 12/04 a 17/05
Dia(s) e horário(s):  Sábado, 8h às 17h
Pré-requisito:  Não
Docente: Felipe Scalzaretto
Local:  Teatro Municipal Elisabeth Keller de Matos
Endereço:  Rua Graciliano Ramos, 280. Jardim Amanda- Hortolândia
Vagas: 30

Patrimônios da Região Central Paulista – Onde estão?
Município:  Pirassununga
Resumo: Promover a compreensão e a valorização do patrimônio cultural e natural, material e imaterial, capacitando os participantes para atuarem como agentes multiplicadores no entendimento, na preservação e divulgação dos bens patrimoniais
Carga-horária:  36h
Período: 10/04 a 17/05
Dia(s) e horário(s):  Quintas, das 19h às 22h e Sábados, das 14h às 19h
Pré-requisito:  Não
Docente:  Atanagildo da Silva Júnior
Local:  Lab Cobra Grande Ponto de Cultura
Endereço:  Rua Joaquim Procópio de Araújo, 1864, Centro – Pirassununga
Vagas: 25

CURSO ONLINE

Artesanato: Plano de Negócios

Modalidade: Online

Resumo: Curso-mentoria para o desenvolvimento de um Plano de Negócios, apoiando o estudante a traçar uma linha de ação clara e oferecendo práticas eficazes para entrar no mercado artístico, consolidar e alavancar sua carreira.

Carga-horária: 16h

Período: 05/05 a 09/05

Dia(s) e horário(s):  Segunda a sexta, 19h às 22h20

Pré-requisito:  Artesão já precisa ter seu negócio iniciado. Preferência para quem já tenha CNPJ e/ou carteira do SICAB válida. É necessário residir no Estado de São Paulo

Docente:  Renata Mendes

Vagas: 25

O post CULTSP PRO lança 120 vagas de cursos gratuitos na região de Campinas apareceu primeiro em Agência SP.

Notícias relacionadas