Com a transferência para a nova sede, onde funcionava a escola Maria Izabel Martins de Oliveira (Mimo), na avenida do Assary, o Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO) ganhará novos cursos. De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marli Beneduzzi Pignatari, dois deles já estão previstos ainda para este ano: um de empregada doméstica e outro de culinária.
Para oferecer capacitação plena aos alunos, foram construídos dois espaços que servirão de laboratório para praticarem as disciplinada do curso. Com uma Mini-Casa montada, as alunas receberão dicas e noções de como lidar com as tarefas do dia-a-dia, enfrentando as novas exigências do mercado e orientações para lidar também com as novas tecnologias.
Conforme explica Marli, uma cozinha planejada também foi construída para os integrantes do curso de culinária. “Neste espaço, eles poderão tirar todas as dúvidas enquanto estiverem manipulando seus alimentos”, diz.
Segundo com o chefe de setor do CTMO, José Carlos Leme de Oliveira, a viabilidade de um curso de cerigrafia (estamparia) para Votuporanga está sendo estudada. “Estamos pesquisando conteúdo, equipamento e se tudo for aprovado outro laboratório será construído”, adiantou ele.
Com o novo espaço, a administração pretende agregar num mesmo local todos os alunos que hoje estão divididos em três prédios: nas escolas Irma Pansani e Benedito Israel Duarte e na sede do CTMO. Nessa primeira etapa serão transferidos os alunos da sede do Centro de Treinamento e da escola Pansani.
Atendimento
Além de oferecer melhor infra-estrutura para os cursos, a transferência de sede também proporcionará um melhor atendimento às pessoas que procurar o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social, que também ocuparão o novo espaço. Atualmente os três órgãos atendem no mesmo lugar, na Rua Pernambuco. “Será mais um marco da atual administração, já que o novo prédio tem uma estrutura mais ampla que contribuirá para melhorar ainda mais o atendimento à população”.