Primeira pesquisa Datafolha sobre as eleições no Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira (6), aponta que o senador Marcelo Crivella (PRB) tem 44% das intenções de voto e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), 27%. Isso significa, respectivamente, 62% e 38% dos votos válidos.
O contingente de indecisos e votos brancos e nulos é bastante expressivo. Segundo o Datafolha, 18% votarão branco ou nulo e 10% ainda não decidiram em quem vão votar.
No total, foram entrevistados 1.151 eleitores de quarta-feira (5) a esta quinta. A margem de erro é de três pontos percentuais.
No primeiro turno, Crivella teve 27,8% dos votos válidos e Freixo, 18,3%.
Nesta campanha do segundo turno, Crivella larga na frente, com o voto de defensores de candidatos mais alinhados ao centro, como os derrotados Indio da Costa (DEM) e Carlos Osorio (PSDB), e o apoio de setores da direita, como a famíliaBolsonaro. O quarto candidato mais votado no primeiro turno, Flávio Bolsonaro(PSC), teve 14% dos votos válidos.
Candidatos da esquerda derrotados, como os deputados federais Jandira Feghali(PCdoB) e Alessandro Molon (REDE), já aderiram à campanha do psolista.
Como Crivella e Freixo são críticos à atual gestão do PMDB, está indefinido a quem será endereçado o apoio dos eleitores de Pedro Paulo, terceiro lugar na corrida pela prefeitura.