sexta, 31 de outubro de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Crise na UB?: Estudantes de Medicina protestam contra falta de pagamento de preceptores em Fernandópolis

Internato é suspenso em unidades de Saúde e alunos da Universidade Brasil, em Fernandópolis, exigem o retorno imediato dos estágios

Alunos do curso de Medicina da Universidade Brasil (UB) realizaram uma manifestação no final da tarde desta quinta-feira (22), em Fernandópolis, para protestar contra a grave crise causada pela falta de pagamento dos preceptores. O atraso nos honorários desses profissionais resultou na suspensão do programa de internato em diversas instituições de saúde no Estado de São Paulo, prejudicando diretamente a formação prática dos futuros médicos.

Munidos de cartazes e usando narizes de palhaço, os estudantes do ciclo de internato, fase crucial da graduação, levantaram a voz em defesa da qualidade de seu aprendizado e dos direitos dos profissionais de saúde. Frases como “Preceptoria é trabalho e não voluntariado” e “O estágio é primordial para a formação acadêmica” resumiram a indignação do grupo.

Estágio em Risco

A preceptoria é definida como a supervisão e orientação profissional realizada no local de trabalho. O preceptor tem a função de garantir que o estudante aplique os conhecimentos teóricos na prática, corrigindo tarefas, ensinando técnicas e fornecendo feedback contínuo – atuando como um elo vital entre a universidade e o campo de estágio.

Com os contratos suspensos ou abandonados pela falta de repasses da Universidade Brasil, os alunos exigem o retorno urgente dos estágios. Eles enfatizam que o pagamento aos preceptores não deve ser encarado como um favor, mas sim como um direito, e uma obrigação contratual da instituição de ensino para manter a continuidade e a qualidade do internato.

Mais um Escândalo Envolvendo a Instituição

O protesto e a paralisação dos estágios marcam mais um episódio polêmico envolvendo a Universidade Brasil de Fernandópolis no cenário nacional. A crise no pagamento dos profissionais essenciais à prática médica coloca em xeque a estrutura e a gestão da instituição, levantando preocupações sobre o futuro acadêmico dos estudantes e a reputação do curso de Medicina.

Até o momento, a Universidade Brasil não se manifestou publicamente sobre a manifestação ou sobre as medidas que serão tomadas para regularizar a situação dos pagamentos e garantir o retorno imediato das atividades práticas essenciais para a formatura da próxima geração de médicos.

Nota da Universidade

A Universidade Brasil (UB) esclarece que está em contato com os parceiros em Jales e em Mairiporã para esclarecimentos e possíveis acordos para a retomada das atividades do internato de Medicina. A instituição reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito a todos os seus alunos e parceiros.

Notícias relacionadas