Uma pipa com 20 chips de celulares e uma porção de cocaína foi apreendida no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no fim da manhã desta sexta-feira (1º). De acordo com informações da Secretaria de Estado e Defesa Social (Seds), a suspeita é de que o brinquedo fosse jogado dentro da unidade para que presos pegassem os materiais.
Conforme a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), por volta das 11 horas agentes penitenciários avistaram a pipa sobrevoando o Pavilhão 8 da Nelson Hungria e desconfiaram que ela poderia estar carregando algum material ilícito. A pipa foi interceptada e dentro dela foi encontrado os chips e a cocaína, cujo quantidade não foi revelada. Os produtos estavam fixados com fita isolante.
A Polícia Militar (PM) foi acionada e apreendeu o objeto. Os militares revelaram que por meio do sistema de monitoramento de câmeras de vigilância, os agentes conseguiram identificar que um jovem teria empinado o brinquedo e que o suspeito estaria acompanhado de mais dois. No entanto eles não foram detidos.
Militares do 18º Batalhão encaminharam o objeto até a 5ª Delegacia de Polícia, em Contagem, onde registraram boletim de ocorrência. A Polícia Civil instaurou inquérito para averiguar o crime. A Seds informou que não vai divulgar imagens do objeto para não atrapalhar as investigações.
Crime
Essa não foi a primeira vez que uma pipa é apreendida nas mesmas circunstâncias na penitenciária. No dia 25 de janeiro deste ano, o mesmo brinquedo foi interceptado enquanto sobrevoava a Nelson Hungria. Na ocasião, foram encontradas cinco buchas de maconha no objeto. Assim como no caso desta sexta-feira, o sistema de monitoramento de câmeras de vigilância conseguiram identificar que um jovem havia empinado a pipa, porém, ele também não foi encontrado.