Quatro pessoas foram presas por suspeita de integrarem um esquema de golpes contra clientes de bancos via SMS. A central operava no município de Cajamar, na grande São Paulo. Entre os presos, estão uma mulher, dois filhos e um amigo deles.
A investigação foi conduzida pela Polícia Civil do Maranhão em parceria com o Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (Deic). Por meio da falsa central de atendimento, o grupo enviava mensagens de SMS dizendo que as vítimas estavam sendo alvo de uma utilização indevida de suas contas bancárias. Elas eram levadas a clicar em um link que dava aos suspeitos acesso a dados e senhas bancárias.
Na falsa central de atendimento, a polícia apreendeu tablets, aparelhos celulares, máquinas de cartão, um computador, cartões e cadernos com anotações sobre o esquema. Também foram apreendidas duas motos BMW de 1200 cilindradas e um Honda Civic.
Os quatro presos foram encaminhados para o Maranhão, onde tinham mandado de prisão em aberto.
“A operação demonstrou uma integração entre equipes interestaduais especializadas em crimes por meios eletrônicos. A colaboração é uma maneira de derrubar a estratégia das quadrilhas: ter bases operacionais fora da região onde estão agindo”, disse o Deic em nota.