A agenda do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Votuporanga está praticamente lotada no mês de junho.
Por enquanto, foram marcados cinco júris populares, entre eles de casos de grande repercussão, como o assassinato da jovem Bianca, de 20 anos, do crime da “roleta russa” e o “crime da pensão”, em que um homem vai responder pela morte da companheira na rua Bahia, em 2011.
Ontem, o juiz Jorge Canil sorteou os 25 nomes de jurados que devem comparecer ao tribunal nos cinco julgamentos (veja abaixo), que acontecem nos dias 7, 14, 21, 26 e 28 de junho.
Abrindo a lista, no dia 7, senta no banco dos réus Devanir Aparecido Galvani. Ele vai responder pela morte da menina Aline Costa da Silva, de 12 anos, e cinco tentativas de homicídio. Ele foi apontado como autor de um acidente que ocorreu em julho de 2009, na estrada Antônio Pimentel, em Valentim Gentil.
Segundo o Ministério Público, o acusado estaria sob o efeito de álcool, agindo com dolo direto ou eventual, assumindo o risco de dirigir um automóvel em via pública há mais de 100km/h, em trecho que a velocidade máxima é de 60km/h. O acidente ocorreu no dia 12 de julho de 2009, às 18h20, domingo. A menina Aline Costa da Silva, moradora de São José dos Campos, estava em um carro com toda a sua família que capotou e colidiu com as árvores no quilômetro 1 + 700 metros da vicinal. Devanir e o advogado estiveram recentemente na redação do A Cidade, questionaram os laudos periciais e pretendem provar inocência no julgamento.
No dia 14, Renato Assis Horácio vai responder pela morte de Caio César Araújo Santana. Segundo o Ministério Público, durante “roleta russa”, o acusado, utilizando-se de um revólver calibre 32, que era da vítima, acertou um tiro na cabeça de Caio, causando-lhe a morte. O réu vem respondendo o processo em liberdade.
No dia 21 de junho, Pedro Donizeth dos Santos vai responder pelo homicídio da companheira Cleonice Ferreira Dias, em uma pensão na rua Bahia, região central de Votuporanga. O crime aconteceu no dia 8 de janeiro de 2011. O réu teria dado vários golpes de faca contra o corpo da vítima. Segundo o Ministério Público, a vítima carregava sacolas e “pedia que o acusado deixasse ir ver sua filha, mas ele não deixava”.
No dia 26, será a vez de Luciano Trindade ir a julgamento por tentara matar com golpes de faca a ex-companheira Silvani da Costa Bispo e Valdecir Buzana. Segundo o Ministério Público, o réu teria agido por não aceitar o relacionamento das vítimas. No dia do fato, ele teria invadido o veículo em que estavam, sem que eles esperassem, aplicando facadas. O crime aconteceu em 27 de junho de 2012, em Valentim Gentil.
Isaías Igor Cândido dos Santos, acusado de ter matado a companheira Bianca Patrícia dos Santos, de 20 anos, com vários golpes de faca, enquanto ela escovava os dentes vai a júri no dia 28. O crime aconteceu dentro da casa onde moravam, na avenida Francisco Vilar Horta, em 10 de setembro de 2012 e chocou os moradores da Vila Budin e bairro Do Café. A vítima foi encontrada no meio da tarde por vizinhos, já sem vida, dentro da residência e deitada na cama do casal. De acordo com a denúncia do MP, Bianca teve sua defesa dificultada, pois foi atingida por vários golpes de faca pelo acusado, enquanto escovava os dentes. Após o crime, foi decretada a prisão de Isaías, que acabou detido no dia seguinte ao crime. Todos os julgamentos terão início às 9h.
Luiz Veríssimo Pigioni, Elza Dulce de Freitas, Albaíza Nicoletti Oterco, Maria das Graças Calijuri Morini, Ildo Friosi Demétrio, Luzia Aparecida Zirundi Figueira, Luciene Gonzales Jorge, Paulo Eduardo de Matos Stipp, Edson Antônio Pistilli, Valdeniro Odivaldo Casteletti, Eliete Aparecida Sforza V.de Paula, Pedro Luis Veronezzi, Nelson Ramos Ribeiro, Sebastiana Nobre de Carvalho, Raphaela da Silva Dutra, Nayara Figueira dos Santos, Clóvis de Prosdócimi, Luiz Antônio Paladini, Juliano de Souza Silva, Natália Gabriela Bifaroni Sant´anna, Clarice Antônia de Souza, Neuza Dulce Cremonin, Lais Fernanda Bonfim da Silva, Pedro Gregui e Maralice Mriotto da Costa