Crianças e adolescentes estão sendo ensinados a usar rifles na Ucrânia enquanto se preparam para defender o seu país dos soldados russos. Cerca de 125 mil militares da Rússia estão estacionados em vários pontos da fronteira ucraniana.
Fotos publicadas pela agência Associated Press mostram adolescentes fazendo exercícios com armas reais. Já as crianças receberam réplicas de madeira de fuzis Kalashnikov e foram treinadas a mirar e atirar em seus inimigos, de acordo com a France Presse.Outros adolescentes também fizeram treinamento com réplicas, conforme imagens publicadas pela agência francesa. Idosos também teriam partiicipado da atividade.
Os “voluntários” foram levados a uma fábrica abandonada, onde receberam aulas de tática militar e primeiros socorros.
Na semana passada, uma moradora de Kiev (Ucrânia), com três filhos, tornou-se um dos rostos mais conhecidos nas redes sociais durante a crescente tensão entre as forças ucranianas e russas. Mariana Zhaglo, que se apresenta como pesquisadora de marketing, foi entrevistada pelo jornal britânico “The Times”. Empunhando um enorme fuzil sniper diante da janela da cozinha do seu apartamento em Kiev (Ucrânia), ela disse que está disposta a fazer o que for preciso para defender seu país. Ela seria uma das dezenas de milhares de voluntários que teriam aderido à defesa da Ucrânia. Moscou contesta.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Internacional de Sociologia de Kiev (KIIS), metade dos ucranianos (50,2%) disse que resistiria se a Rússia invadisse sua cidade ou seu vilarejo.