Depois da Prefeitura de Votuporanga (SP) decretar esta semana epidemia de dengue no município, mais uma morte provocada pela doença foi confirmada.
Desta vez uma criança de três anos teve a morte confirmada na noite desta terça-feira (6), segundo a Secretaria de Saúde da cidade. As outras duas mortes foram dois homens, de 75 e 59 anos, com comorbidades.
De janeiro a abril deste ano (dados da Dengue atualizados em 5/4/2022) 3.168 pessoas contraíram a doença e 1.800 casos estão sendo investigados. Para tentar frear o avanço da doença a prefeitura anunciou novas medidas.
Reforço das ações
O número de casos de Dengue vem crescendo em Votuporanga e a Secretaria Municipal da Saúde busca novas maneiras de chamar a atenção da população sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água. Além do trabalho diário de rotina desenvolvido pelos agentes de saúde da Vigilância Ambiental, a Prefeitura também contratou serviços de drone para conseguir verificar imóveis que os profissionais não conseguem adentrar.
O drone será um reforço no trabalho já realizado pelos agentes de saúde para ampliar a visão destes locais até então inacessíveis. Além do agente de saúde responsável pela área fiscalizada pelo drone, uma equipe da Secretaria da Saúde acompanhará a ação para dar respaldo jurídico e acionar, de imediato, o proprietário do imóvel onde forem constatados objetos que servem como criadouros de larvas do mosquito.
Um carro de som da Secretaria da Saúde percorrerá a área que será sobrevoada com o drone antes da ação alertando os moradores. Importante ressaltar que a medida tem como única finalidade o combate ao avanço da Dengue no município e segue todas as normas vigentes quanto à privacidade.