A Polícia Civil de Dracena (SP) está investigando a morte da pequena Valentina Rafaella Bernardes Sena, de apenas 10 anos, após ela torcer um dos pés e fraturar a bacia em uma escola da cidade.
O acidente aconteceu na última quinta-feira (5), mas a menina morreu neste domingo (8). A suspeita é que ela tenha sofrido uma embolia pulmonar, mesmo após ser atendida duas vezes no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e retornar para casa.
Segundo a polícia, Valentina foi levada para a unidade de saúde pelos pais e chegou a fazer um exame de raio-x, mas a fratura não foi constatada e ela foi liberada. Ela continuou reclamando de dores no sábado (7) e, ao realizar um novo exame, a fratura foi constatada.
De acordo com a polícia, como “não demandava uma emergência, na visão da equipe médica”, foi agendado um atendimento com um ortopedista nesta segunda-feira (9). No domingo (8), ela voltou a passar mal, foi socorrida no PAM com vida, mas pouco tempo depois não resistiu.
A polícia vai usar o exame necroscópico feito pelo Instituto Médico Legal (IML), além de exames complementares patológicos para concluir o laudo sobre a causa da morte. O caso foi registrado como morte suspeita.
O prefeito da cidade, André Kozan Lemos (Patriota), disse que determinou a apuração dos fatos que levaram à morte da menina nas redes sociais. Ele classificou o caso como uma “tragédia”.