Após uma série de casos de racismo partindo de argentinos, seja no esporte por atletas e torcedores ou em rodas de samba, mais um caso grave viralizou nas redes sociais: uma criança chamando um macaco de “Vinicius Júnior” enquanto sua mãe o filma orgulhosamente.
A gravação é iniciada com foco no menino usando a camiseta de Lionel Messi na seleção argentina, chamando o macaco pelo nome do atleta brasileiro e fazendo gestos imitando o animal. Na sequência, a mulher vira o celular e a gravação foca no macaco, que passeava pelos fios de eletricidade.
“Vinicius Júnior, Vinicius. Assim você vai se eletrocutar, Vinicius”, diz o pequeno argentino. “Não se eletrocute”, alerta.
Com os gestos de macaco cada vez mais comum em jogos entre times do Brasil e da Argentina nas competições de futebol, os companheiros de Messi se gravaram cantando uma música racista e transfóbica direcionada aos atletas negros da França. Na última semana, uma professora de música repetiu a mímica em uma roda de samba no Rio de Janeiro.