Um esporte dominado pelos homens, tem ganhado cada vez mais a participação de mulheres, que lutam por seu espaço de destaque também no futebol.
Em Fernandópolis, o projeto “Bom de Escola, Bom de Esporte” atende hoje cinco meninas, com idades entre oito e 12 anos, nos treinos realizados no campo “Fernando Branco”, no bairro Vila Veneto, sob o comando do técnico Rubens Francisco da Silva, o “Rubão”. Além delas, outras já procuraram o professor interessadas em participar.
Hoje, elas treinam de segunda e quarta-feira, às 17h, junto com os meninos, até que haja uma quantidade adequada para a formação de dois times femininos e seja possível jogar. “Elas são muito dedicadas, muitas delas até mais que os meninos”, disse Rubão.
O treinador falou ainda que a participação das meninas no futebol precisa ser incentivada. “Acredito que por ser culturalmente um esporte de força, as famílias dão pouco incentivo para as meninas praticarem o futebol. Precisamos mudar isso, já que é um esporte como qualquer outro, que prepara o ser humano a viver coletivamente e melhorar sua a qualidade de vida”.
Rubão contou que a Copa de Mundo de Futebol Feminino que está em andamento vai chamar mais atenção das meninas para a prática do esporte. Ele disse que já cresceu a procura delas pelas aulas da escolinha que coordena. “Eu acompanho a seleção feminina de futebol e com a visibilidade que a mídia está dando nesta Copa e as equipes profissionais montando grupos para competições nacionais vai aumentar bastante o interesse por parte das meninas”, disse Rubão.