Na tarde desta quinta-feira, dia 19, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), de Valentim Gentil, realizou uma palestra sobre a “Violência contra a mulher”, objetivando alertar e orientar as pessoas sobre os direitos da mulher. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de mães e adolescentes da comunidade.
Segundo a assistente social, Clarinda Prado, o conteúdo apresentado visou discutir a questão da violação dos direitos da mulher, assim como apresentar à sociedade os serviços de assistência oferecidos pelas autoridades a esse tipo de situação.
O tema da palestra foi ministrado pela psicóloga da Prefeitura, Glaucia Pereira Neves, e pela convidada especial Dra Regina Helena Morganti, de São José do Rio Preto.
Na oportunidade, a mesa das autoridades contou com as presenças do vice-prefeito Padre Luiz; da primeira-dama do município, Rosalina Segura; da coordenadora do CRAS, Lia Pierini; da coordenadora de projetos, Geisa Renesto; da presidente do Conselho Tutelar, Tatá Néris; do presidente do CMDCA, Luiz Expedito; do sargento da Polícia Militar, Jonascir Gomes; da assistente social, Clarinda Prado; e da delegada de Polícia, Ivanilda do Amaral.
Durante sua explanação, a psicóloga Glaucia falou sobre o ciclo de violência contra a mulher. “Muitas mulheres ainda acreditam que o marido ou companheiro tem direito de fazer o que bem entender com elas, por isso a importância de ressaltar sempre que a violência doméstica, e qualquer outro tipo de abuso contra a mulher, se caracteriza como crime”, destacou a palestrante, referindo-se à “Lei Maria da Penha”.
Na oportunidade, a convidada Dra Regina, encerrou a palestra destacando que é possível e importante coibir e enfrentar a violência doméstica e familiar dentro da esfera psicológica, física, sexual e moral. “Toda a mulher tem que saber que sem ajuda ninguém consegue nada”, orientou.