O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Valentim Gentil, preocupado com a realidade de alguns jovens que são referenciados na entidade, retomou no começo de fevereiro atividades voltadas para o combate ao uso de entorpecentes e promoveu uma palestra sobre o tema, proferida pelo coordenador da comunidade Novo SINAI, Ricardo Gutierrez.
O objetivo foi informar sobre os riscos do uso das drogas, o que preocupa as autoridades públicas locais e a sociedade, pois o uso traz consequências graves para o usuário, a família e toda a comunidade.
De acordo com a psicóloga do Departamento Municipal de Assistência Social, Cristiane Carvalho, a oportunidade teve como público alvo, adolescentes que cumprem medida sócio-educativa e crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Renascer.
“A prevenção ao uso das drogas ainda é o melhor caminho para os jovens não entrarem neste ‘mundo sem voltas’, declarou Cristiane, que ainda salientou: “o desejo de fuga dos problemas familiares e a dificuldade de enfrentar ou aguentar situações difíceis são algumas das razões que levam o jovem às drogas”.
Ainda neste ano, o CRAS pretende realizar diversos eventos abordando este tema para os jovens da comunidade. O encontro com os adolescentes de medida sócio-educativa acontece toda quinta-feira.