A Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), encerrou na noite da última segunda-feira, dia 21, o curso de manicure destinado a mulheres que fazem parte dos programas: Renda Cidadã, Ação Jovem e Bolsa Família, responsáveis em atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O curso de qualificação profissional beneficiou diretamente 14 mulheres de diversos bairros do município. Na oportunidade, elas receberam o certificado de conclusão das mãos da primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosalina Segura.
De acordo com o Departamento de Assistência Social, a qualificação possibilita que as mulheres adquiram o conhecimento técnico e prático na área escolhida. O CRAS se constitui, nesse sentido, como um espaço de vivência coletiva, em que as pessoas podem falar sobre os problemas que vivenciam, sem medo de ter sua intimidade exposta.
“As alunas são mulheres moradoras de diferentes bairros da cidade de Valentim Gentil, que se encaixam nos critérios estabelecidos para o curso oferecido pelo CRAS”, explicou o coordenador social, Silvio Ferrari.
Desde 2009, início da administração do prefeito Adilson Segura, diversas pessoas já receberam qualificação profissional, por meio de cursos promovidos pela Coordenadoria do CRAS.
Ainda de acordo com Silvio, todos os cursos realizados pelo Setor Social visam contribuir para a emancipação econômica das pessoas, principalmente aquelas que estejam vulneráveis socialmente.
Nesse sentido, o Setor Social de Valentim Gentil tem investido na intensificação de capacitações para mulheres na área de embelezamento (cabelo e manicure), com vistas a que estas beneficiárias possam se organizar em forma de cooperativa e/ou grupos, para desempenharem a profissão que escolheram de forma mais solidária.
Fonte:Assessoria de Imprensa