Votuporanga recebe oficialmente nesta sexta-feira (11/08), às 17 horas, mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atender a população da Zona Sul, que compreende os bairros São João, Estação e Matarazzo. A sede fica na rua Antônio Alves da Silveira, nº 2984, Bairro São João. Na última semana, a Prefeitura inaugurou o Cras da Zona Norte, na rua Cinco, nº 1866, no Jaboticabeiras.
Estima-se que até o final do ano cerca de duas mil famílias recebam o atendimento social nos programas que serão desenvolvidos na Zona Sul: Renda Cidadã, Ação Jovem, Programa Agente Jovem, aulas de teatro da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, aulas de atividades físicas e de cursos profissionalizantes de secretariado, auxiliar de vendas, auxiliar de escritório e auxiliar de departamento de vendas pela Unifev (Centro Universitário de Votuporanga).
De acordo com o Secretário de Assistência Social, Egmar Marão Alfagali, que coordena os trabalhos, o Cras é um programa que objetiva centralizar os projetos sociais e dar melhor infraestrutura para seu funcionamento. Na reforma da unidade do bairro São João a Prefeitura investiu com recursos próprios R$ 10 mil em toda a sede que antes abrigava o CCIJ. “O Cras é uma porta de entrada para famílias carentes se incluírem em atividades de proteção social. Elas podem procurar a unidade que as equipes farão o encaminhamento para alguns dos programas”, explicou.
Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão as entrevistas familiares e visitas domiciliares, campanhas sócio-educativas, reuniões e ações comunitárias, cursos de geração de renda, capacitações e palestras. Os profissionais responsáveis dividem-se entre um coordenador (Assistente Social), psicólogo, educador um funcionário para serviço gerais e estagiários de Serviço Social.